> >
Confira dicas para se proteger da Covid-19 durante o Enem

Confira dicas para se proteger da Covid-19 durante o Enem

Ao jornalista Fábio Botacin, da Rádio CBN Vitória, a Doutora em Epidemiologia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, cita a importância da limpeza das mãos e de levar máscaras extras para a prova

Publicado em 15 de janeiro de 2021 às 18:01- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Provas do Enem serão aplicadas para mais de 5,7 milhões de pessoas
Provas do Enem serão aplicadas para mais de 5,7 milhões de pessoas. (Agência Brasil)

Mesmo após protestos de alunos e contestações na Justiça, o Inep manteve o posicionamento e confirmou a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em quase todo o Brasil para os dois próximos domingos, dias 17 e 24 de janeiro -  o único local onde não haverá avaliação é o Amazonas que vive um colapso na saúde. Em meio a um aumento no número de mortes em decorrência do novo coronavírus no país, estudantes devem se preocupar não apenas com o desempenho na prova, que pode garantir a entrada na universidade, mas também com a segurança, evitando o contágio da Covid-19.

Segundo dados do Inep, 5.783.357 pessoas se inscreveram para o exame.

Nos dias 17 e 24, alunos farão as provas presenciais, no modelo impresso. Já nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, acontecerá a edição digital do Enem, também de forma presencial.

Mas diante de números em crescimento, dividindo a atenção com a importância do exame, o que os alunos podem fazer para evitar o contágio?

Ao jornalista Fábio Botacin, da Rádio CBN Vitória, a Doutora em Epidemiologia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, cita a importância da limpeza das mãos e de levar máscaras extras para a prova, entre outros cuidados.

A especialista lembrou que a movimentação de pessoas nos dias da prova é um risco para o contágio da doença. "Muitas pessoas podem estar assintomáticas ou no período pré-sintomático, por isso os cuidados", afirmou.

  • 01

    LEVE MAIS DE UMA MÁSCARA

    Ethel recomenda que os alunos levem três máscaras para a prova e faça a troca durante o tempo em que estiver fazendo a avaliação. "Quando a gente respira, criamos um certa umidade. Não fique todo tempo com a mesma máscara", ressaltou.

  • 02

    CUIDADO COM A HORA DA ALIMENTAÇÃO

    A epidemiologista lembrou que quanto maior o tempo sem máscara, maior o risco de contaminação. Por isso, ela diz que caso o aluno opte por se alimentar, "tire rapidamente a máscara". "Fique o maior tempo possível protegido", completou.

  • 03

    EVITE AGLOMERAÇÕES

    Quando chegar ao local de prova, vá direto para a sua sala. A ideia, segundo Ethel, é evitar ficar próximo a outras pessoas, seja na chegada, saída ou durante a prova.

  • 04

    PRIORIZE O AR VENTILADO

    De acordo com a especialista, as janelas devem ficar abertas. "Acredito que os fiscais estejam sendo orientados para isso. Precisamos ter o ar circulando", disse.

  • 05

    ATENÇÃO COM AS MÃOS

    "Leve o álcool gel e frequentemente passe nas mãos", diz Ethel. Segundo ela, lavar as mãos ao chegar no local de prova é o ideal, principalmente se você, aluno, utilizou o transporte público. "Toda vez que alguém te entregar algo, use o álcool em gel. Evite tocar em superfícies, assim como o cabelo e os olhos" explica.

  • 06

    PROCURE O DISTANCIAMENTO

    O conselho é o mesmo desde o início da pandemia: "Fique um metro e meio, dois metros de distância das outras pessoas. Observe a distância para todos os lados, como um raio", lembra Ethel Maciel.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais