> >
Confira as principais mudanças da edição do Enem 2020

Confira as principais mudanças da edição do Enem 2020

Exame tem alteração no horário de abertura dos portões, modalidades diferentes de prova e obrigatoriedade de uso de máscara

Publicado em 14 de janeiro de 2021 às 16:06- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Data: 03/11/2019 - ES - Vitória - ENEM, campus da Faesa, em Vitória - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ
Concentração de estudantes no Enem de 2019: horário de abertura dos portões foi adiantado em 1h30 para evitar aglomeração. (Fernando Madeira)

Mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, uma seleção diferente das já realizadas no país até então. Devido à pandemia do novo coronavírus, o uso de máscara pelos candidatos será obrigatório e o horário de entrada nos locais de prova foi ampliado para evitar aglomeração.  Esta também será a primeira edição do exame feita em duas modalidades: impressa e digital. 

O Enem 2020 acontece em meio a dificuldades provocadas pela pandemia. O estudantes terão de encarar o teste após um ano escolar desafiador, marcado pela suspensão das aulas presenciais e adaptação ao ensino remoto. Como medida de segurança, contra a disseminação do coronavírus, a aplicação do exame prevista para novembro de 2020 foi adiada para os dias 17, 24 e 31  de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.  

Ainda assim, faltando cinco dias para a realização da prova, os candidatos ainda lidavam com a incerteza se ela realmente aconteceria. Devido ao novo pico da Covid-19 do país, com aumento do número de internações e mortes, a Defensoria Pública da União entrou com  uma ação na Justiça, na última sexta-feira (8), pedindo o adiamento do exame por considerar que não há segurança no controle de transmissão da doença para que o Enem aconteça.  O pedido foi endossado por especialistas da área de Saúde. 

No última terça-feira (12), no entanto, Justiça negou o pedido de adiamento do exame, alegando que a pandemia do novo coronavírus tem comportamentos diferentes em cada estado do país, e que os protocolos adotados pelo governo federal garantem a segurança dos vestibulandos. Somente no Amazonas, que vive estado de calamidade pública, a Justiça Federal suspendeu a realização da prova. 

Com a definição da manutenção da data do exame, a versão impressa do Enem será aplicada nos próximos dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Neste ano, também será a primeira vez que os participantes poderão fazer as provas em formato digital, que, por sua vez, serão realizadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Outra medida adotada foi a antecipação do horário de abertura dos portões, para que não sejam formadas aglomerações em frente aos locais de prova. Para o Enem deste ano, a entrada dos estudantes será permitida a partir das 11h30. Depois das 13h, nenhum candidato poderá entrar no local de prova, e às 13h30 as provas começam a ser aplicadas.

No primeiro dia do exame, a aplicação da prova terá 5h30 de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início da prova. Já no segundo dia, a duração será de 5h, também contadas a partir da autorização do aplicador. Todas as salas terão um marcador, para acompanhar o tempo de prova.

A versão digital do Enem será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro para 96 mil pessoas em 99 municípios do país. Assim como no Enem impresso, os participantes terão que ir até o local definido para a prova e, embora o exame seja feito pelo computador, os candidatos deverão levar caneta esferográfica transparente de cor preta, já que a redação será feita no papel.

Além da redação, os estudantes também receberão folhas de rascunho para os cálculos das provas de matemática e de ciências da natureza. Não haverá, porém, folha de resposta e os itens serão assinalados pelo computador. Os horários do Enem digital serão os mesmos do Enem impresso. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30. O primeiro dia terá duração de 5h30 e o segundo, 5h.

As provas serão realizadas em laboratórios de informática de escolas e universidades que já foram previamente testados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, serão cerca de 4 mil laboratórios, com aproximadamente 20 computadores cada. As máquinas darão acesso apenas à prova, ou seja, os estudantes não conseguirão consultar a internet ou documentos do computador.

Outra novidade da edição do Enem deste ano é a obrigatoriedade do uso de máscara. O edital estabelece que  o candidato que não usar a proteção facial poderá ser impedido de realizar a prova. No documento ainda consta que o participante deve permanecer com a máscara durante toda a prova, cobrindo a boca e o nariz.

É permitido que o participante leve uma máscara reserva para trocar durante a realização da prova e a proteção poderá ser retirada para comer ou beber água, seguindo os protocolos adotados pelo Inep. A remoção total da máscara só será permitida para que os fiscais identifiquem o participante.

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DA MÁSCARA 

  • É proibida a entrada do participante no local e nas salas de prova sem a máscara de proteção contra a Covid-19;
  • Caso o participante não leve a máscara, deverá esperar, fora do local de prova, até que alguém leve o item de proteção para ele;
  • O estudante que não tiver máscara de proteção será impedido de realizar o exame;
  • Durante a identificação pelo fiscal de prova, o participante poderá retirar a máscara, sem tocar na parte frontal e deverá higienizar as mãos com álcool em gel logo em seguida;
  • A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz do participante, que deve utilizá-la durante toda a prova;
  • É permitido levar máscara reserva para trocar durante o exame;
  • O participante poderá retirar a máscara para comer e beber água, seguindo os devidos protocolos de proteção;
  • Caso esteja usando máscara descartável, o descarte das máscaras usadas deverá ser feito de forma segura no local de prova.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Data da prova:

  • Impressa: 17/01 (domingo) e 24/01 (domingo)
  • Digital: 31/01 (domingo) e 07/02 (domingo)

Horários:

  • Abertura dos portões: 11h30.
  • Fechamento dos portões: 13 horas. Não será permitida a entrada após esse horário.
  • Início das provas: 13h30.

O que levar no dia da prova:

  • Documento de identificação com foto válido: RG; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;  passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
  • Caneta: deverá ter tinta preta e corpo em material transparente.
  • Máscara: não será permitido o acesso ao local de prova sem ela. O candidato poderá levar mais de uma máscara para uso, mas só poderá retirá-la quando for se alimentar ou beber água.
  • Cartão de inscrição: é recomendado que o participante o leve nos dois dias de aplicação do exame.

Candidata consegue entrar no último instante para a prova do Enem 2019
Candidata conseguiu entrar no último instante para a prova do Enem 2019. (Carlos Alberto Silva)

Local de prova:

  • O local de prova do participante foi informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que está disponível na página do participante e no aplicativo oficial do Enem.
  • O Cartão de Confirmação dos participantes que optaram por realizar a versão digital do exame estará disponível a partir do dia 15 de janeiro. Vale lembrar que as provas não serão feitas em casa. Os candidatos que fizeram a opção por esse método de avaliação terão que se deslocar até os locais da prova, que são laboratórios de informática previamente selecionados pelo Inep.

Tempo de prova:

  • No primeiro dia do exame, a aplicação da prova terá 5h30 de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início da prova.
  • No segundo dia, a duração será de 5h, contadas a partir da autorização do aplicador para o início da prova.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais