ASSINE

Cidades do Espírito Santo terão aplicação do Enem 2020 digital

A edição deste ano será a primeira com a nova ferramenta. O Ministério da Educação (MEC) autorizou 19 estados a sediarem provas com o novo modelo, são mais de duas mil vagas disponíveis no Espírito Santo

Publicado em 31/03/2020 às 17h37
Atualizado em 31/03/2020 às 23h28
Aplicativo de celular para o candidato consultar o ENEM 2019
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser realizado de forma digital a partir de 2020. Crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil

Os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados nesta terça-feira (31). Diferentemente de anos anteriores, a edição de 2020 possibilita a realização da prova em formato digital, além do tradicional impresso. De acordo com informações do edital divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), VitóriaVila VelhaCariacica Pedro Canário estão autorizados a aplicar o exame em formato digital.

A escolha dos municípios foi publicada na manhã desta terça-feira (31). O Ministério da Educação (MEC) autorizou 19 estados a sediarem provas do Enem digital. No Espírito Santo, 2.494 alunos poderão ter a chance de testar o formato pela primeira vez. O município com maior capacidade de é Vitória, com 793 vagas, seguido por Pedro Canário (637), Cariacica (532) e Vila Velha (532).

11 a 22 de maio

É o período de inscrições para os alunos que desejam realizar o exame no novo formato

A nova ferramenta poderá ser utilizada por até cem mil estudantes em 2020, o que corresponde a cerca de 2% dos estudantes com inscrições confirmadas, se considerados os números de 2019, quando pouco mais de cinco milhões se inscreveram e pagaram a taxa. O MEC espera chegar ao número total de alunos realizando a prova digital até 2026.

O valor a ser pago será de R$85, o mesmo exigido no ano de 2019. O Inep ainda informa que Enem 2020 digital será exclusivo para alunos que irão concluir o ensino médio em 2020 ou aqueles que já concluíram em anos anteriores.

CORONAVÍRUS

Antes do anúncio desta terça-feira (31), alunos mostraram preocupação quanto a um possível adiamento da prova, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para anunciar a manutenção do Enem, o ministro da Educação Abraham Weintraub utilizou as redes sociais para voltar a criticar a imprensa e afirmar que "vai ter Enem".

No edital, há a previsão de remarcação da prova em alguns casos de doenças. Entre elas, está a Covid-19, acompanhada de outras doenças infectocontagiosas, como Varíola, Influenza e Sarampo.

CRONOGRAMA ENEM 2020 DIGITAL

  • Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 6 a 17 de abril
  • Divulgação dos resultados: 24 de abril
  • Período de recurso: 27 de abril a 1º de maio
  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
  • Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de maio
  • Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio
  • Aplicação: 11 e 18 de outubro

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.