Repórter / lavilez@redegazeta.com.br
Publicado em 25 de novembro de 2022 às 11:20
- Atualizado há 3 anos
O governador Renato Casagrande (PSB) lamentou os ataques que aconteceram na manhã desta sexta-feira (25), em duas escolas que ficam na cidade de Aracruz, no Norte do Espírito Santo. Por meio das redes sociais, ele disse que está "acompanhando de perto a apuração da invasão".
Na publicação, Casagrande também afirmou que "todas as nossas forças de segurança estão empenhadas" e que determinou o envio de dois secretários para acompanhar os trabalhos: Vitor de Angelo, da Secretaria Estadual de Educação (Sedu); e Marcio Celante Weoffel, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Cerca de 20 minutos depois, o governador divulgou um vídeo afirmando estar em São Paulo para cumprir uma agenda, e destacando que cancelou a participação no evento devido ao ocorrido e que irá para Aracruz a fim de "acompanhar a apuração desse triste fato". Veja a gravação abaixo:
Na manhã desta sexta-feira (25), ataques foram feitos no bairro Coqueiral de Aracruz, no Norte do Estado. Segundo a prefeitura local, os suspeitos fizeram vítimas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti e no Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC).
O helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) chegou a ir até o local com uma equipe de aeromédicos. Por volta das 11h10, eles deixaram a primeira vítima no Hospital Estadual Doutor Jayme Santos Neves, no município da Serra, na Grande Vitória.
No final desta manhã, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) confirmou que os ataques deixaram mortos e feridos, mas não precisou o número exato de vítimas.
Depois, no início da tarde, o secretário Marcio Celante afirmou que o suspeito atirou em 11 professores da Escola Primo Bitti, dos quais dois morreram. Depois, o atirador se dirigiu ao colégio particular, onde fez as demais vítimas. Segundo o secretário, teriam sido outras três pessoas. No entanto, durante a tarde, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou o atendimento a mais duas.
Câmeras internas do circuito de segurança do Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC) mostram o criminoso entrando na escola com uma roupa camuflada, uma máscara no rosto e uma arma em punho. Toda a ação dura cerca de um minuto. Em seguida, ele foge em um carro dourado. Veja:
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito fugiu do local em um carro dourado (modelo Renault Duster), com as placas cobertas. Um cerco foi montado na região, com apoio das polícias Civil e Militar, para encontrar o suspeito. O atirador é um ex-aluno da Escola Primo Bitti.
Na tarde desta sexta-feira (25), o suspeito do ataque foi preso. Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande (PSB) confirmou que "equipes alcançaram o autor do atentado" e afirmou que decretou luto oficial de três dias "em sinal de pesar pelas perdas irreparáveis".
Notaer foi acionado após ataques em escolas de Aracruz
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta