> >
As táticas da cidade do ES com maior índice de isolamento social

As táticas da cidade do ES com maior índice de isolamento social

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que, em Águia Branca, Noroeste do ES, a cada 10 habitantes, sete obedecem as normas de isolamento

Publicado em 26 de junho de 2020 às 19:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Águia Branca, cidade com maior índice de isolamento social do ES
Águia Branca, cidade com maior índice de isolamento social do ES. (TV Gazeta Noroeste)

Sem uma vacina ou medicamento cientificamente comprovado no tratamento do novo coronavírus, os especialistas afirmam que o isolamento social ainda é a medida mais eficaz para combater a disseminação do vírus. No Espírito Santo, uma cidade do Noroeste do Estado tem dado exemplo nesse quesito, apresentando o maior isolamento social entre todos os 78 municípios capixabas. Águia Branca ostenta uma taxa de 69,92% de isolamento, ou seja, a cada 10 pessoas na cidade, praticamente sete estão respeitando a regra.

Os dados são do levantamento divulgado diariamente pelo painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com operadoras de celular. Os números  estão sendo coletados desde o dia 13 de abril. 

Nas ruas do município de Águia Branca, o isolamento social é perceptível. Até mesmo os comerciantes estão notando poucas pessoas circulando. “O pessoal está seguindo as regras corretamente. Diminuiu o pessoal, e, quando vem alguém no comércio, vem dentro das regras certas, usando álcool em gel, luvas, máscaras, está tudo dentro da normalidade exigida”, comenta o comerciante Cléber José Ferreira.

Águia Branca, cidade com maior índice de isolamento social do ES
Aos sábados, domingos e feriados praticamente todo o comércio tem que ficar fechado, isso inclui os supermercados e as padarias. (TV Gazeta Noroeste )

Durante a pandemia, o comércio funciona de segunda a sexta, das 8h às 17 h. Aos sábados, domingos e feriados praticamente todo o setor tem que ficar fechado, isso inclui os supermercados e as padarias. Nesses dias, só uma farmácia e um posto de combustíveis podem funcionar. 

“Chegamos à conclusão que fechando aos sábados e domingos, que são os dias de maior concentração da população de Águia Branca, nós tivemos um resultado positivo, o pessoal respeitou, não veio para a cidade e o nosso disque aglomeração tem funcionado muito bem. A parceria da Polícia Militar ajudando a ir até onde está tendo os pontos de aglomeração e isso tem resultado em um ponto positivo que é o isolamento social”, destacou o prefeito Angelo Antonio Corteletti, conhecido como Brizola.

De acordo com o prefeito, os bons índices de isolamento são a soma de um esforço conjunto das autoridades, setor comercial e principalmente da população.

“É um esforço conjunto das nossas secretarias, nós montamos um plantão de secretários, a conscientização e também a colaboração do comércio. Nós temos um momento de safra na agricultura, é um momento em que as pessoas trabalham a semana inteira e deixariam o sábado para ir ao comércio. O pessoal vinha também para tomar uma cervejinha e a cidade podia virar um formigueiro”, afirmou o prefeito.

Segundo a prefeitura, os bons índices de isolamento social estão refletido na baixa quantidade de casos de Covid-19 registrados no município. Segundo o painel da Sesa, a cidade tem 46 casos confirmados da doença, 28 pessoas estão curadas e duas mortes foram registradas.

Além do horário reduzido no comércio, outras medidas foram tomadas em Águia Branca para evitar a disseminação do vírus. A cidade também fechou o cerco contra as aglomerações e criou um números para que as pessoas denunciem aqueles que estão desrespeitando o isolamento social.

(27) 99641 - 8944
DISQUE AGLOMERAÇÃO EM ÁGUIA BRANCA

O Executivo implantou ainda um ponto de apoio com profissionais da saúde nas ruas da cidade. No espaço, eles orientam sobre a importância de manter o isolamento social, o uso de máscara, e as medidas de higienização. Ainda para manter as pessoas em casa, a prefeitura adotou atendimento por telefone para as pessoas com sintomas gripais buscarem orientação. 

TOALHAS DE ROSTO E PANO DE PRATO - Quando há mais de um morador de casa, especialistas recomendam que cada um use sua própria toalha de rosto, assim como deveria acontecer com a tolha de banho. (Amarildo)

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Alessandro Bacheti, da TV Gazeta Noroeste 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais