> >
Agora é lei: permanecer com capacete em postos e bancos no ES pode gerar multa

Agora é lei: permanecer com capacete em postos e bancos no ES pode gerar multa

A medida é válida ainda em hospitais, bancos, lotéricas, lojas de conveniência, prédios e condomínios residenciais; objetivo é impedir ação de criminosos. Punição por descumprimento ultrapassa os R$ 1 mil

Publicado em 25 de outubro de 2021 às 08:54

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Nova lei impede entrada de pessoas com capacetes em estabelecimentos comerciais no ES
Nova lei impede entrada de pessoas com capacetes em estabelecimentos comerciais no ES. (Ana Salles)

Uma nova lei que proíbe que pessoas entrem em estabelecimentos comerciais, como condomínios, bancos e hospitais com capacetes ou acessórios que ocultem o rosto foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) na última sexta-feira (22). A lei tem o objetivo de impedir a ação de criminosos, que aproveitam destes objetos para cometer crimes e dificultar o reconhecimento de câmeras de segurança ou testemunhas.

A nova regra passa a valer daqui a 90 dias e serve para hospitais, bancos, lotéricas, postos de combustíveis, lojas de conveniência, prédios e condomínios residenciais. Estes estabelecimentos, conforme a lei, deverão ter um cartaz fixado com o seguinte texto: “É proibida a entrada e/ou permanência de pessoas utilizando capacetes ou objetos similares que impossibilitam sua identificação total ou parcial”. O cartaz também deverá conter o número da lei e a data de publicação.

Conforme divulgado pela Ales, a lei não se aplica a condutores ou passageiros que estiverem em trânsito. A regra também não será cobrada quando houver determinação  de legislação federal para o uso de capacete ou outro item de proteção individual.

Ainda de acordo com a Ales, a punição para casos de descumprimento da lei será de multa de 300 Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs), que corresponde a R$ 1.093,77. Esse valor será aplicado em dobro ao infrator se houver reincidência.

Permanecer com capacete em postos e bancos no ES pode gerar multa

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais