> >
Mais de 73 mil vagas em concursos públicos federais em 2022

Mais de 73 mil vagas em concursos públicos federais em 2022

Orçamento da União prevê oportunidades nos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Processos seletivos deverão ocorrer ao longo de 2022

Publicado em 3 de setembro de 2021 às 08:14

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
provas de concursos públicos
Novos concursos estão previstos para o próximo ano. (Freepik)

governo federal prevê preencher 73.640 vagas por meio de concursos públicos em 2022. As contratações estão previstas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano, encaminhado nesta terça-feira (31) para o Congresso Nacional. O documento traz a estimativa de receitas e despesas do Executivo e deve ser apreciado por deputados e senadores até dezembro.

As oportunidades serão distribuídas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Do total de postos, 4.907 são para criação (cargos novos) e 69.543 para provimento, ou seja, convocação de aprovados em certames válidos ou em novos concursos.

Durante a coletiva de imprensa esta semana, entretanto, a equipe econômica havia informado que a previsão é de que sejam 41.700 vagas para preenchimento por meio de  certames no decorrer do próximo ano. No entanto, o anexo V do documento tem como estimativa mais de 73 mil chances. A reportagem procurou o Ministério da Economia para falar sobre esses números, mas ainda não obteve retorno da demanda. Assim que tivermos uma resposta, o texto será atualizado.

"A previsão é de ingresso de 41.700 vagas em diversos órgãos públicos, nas agências reguladoras, no próprio Ministério da Educação (MEC), em institutos e universidades federais. Há necessidade de recomposição da força de trabalho pelo represamento da realização dos concursos nos últimos três anos", disse o secretário do orçamento, Ariosto Culau.

É importante lembrar que o quantitativo é apenas uma previsão, o que não garante o preenchimento desse montante de vagas. Para que os órgãos e autarquias possam abrir os processos seletivos, é necessário autorização do ministério de Paulo Guedes para cada um deles.

A União conta com o maior número de ofertas, 67.783 ao todo, sendo 27.813 para o preenchimento de cargos que já existem e 11.621 para efetivos da Aeronáutica, Marinha e Exército. O documento não detalha quais os órgãos terão certames em breve.

De acordo com a PLOA, o Poder Legislativo terá 149 vagas, das quais 70 na Câmara dos Deputados, 40 no Senado Federal e 39 postos no Tribunal de Contas da União (TCU). Esses dois últimos com seleções já autorizadas. Os salários variam de R$ 19.427,79 e R$ 33.461,68.

Já no Judiciário, a previsão é de contratar 4.231 novos servidores. Serão 2.274 para proventos e 1.957 para criação. As chances estão distribuídas da seguinte maneira: Supremo Tribunal Federal (82), Superior Tribunal de Justiça (142), Justiça Federal (1.225), Justiça MIlitar da União (792), Justiça Eleitoral (1.197), Justiça do Distrito Federal e Territórios (250) e Conselho Nacional de Justiça (41).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais