> >
Polícia Civil do ES divulga gabarito da prova de concurso público

Polícia Civil do ES divulga gabarito da prova de concurso público

Prazo para entrar com recurso vai até as 23h59 do dia 4 de fevereiro; resultado preliminar dos exames está previsto para ser publicado no dia 4 de março

Publicado em 3 de fevereiro de 2026 às 11:13

Viatura da Polícia Civil
Viatura da Polícia Civil Crédito: Divulgação | Polícia Civil

Polícia Civil do Espírito Santo divulgou o gabarito preliminar da prova objetiva, que foi aplicada no último domingo (1º). O concurso tem como objetivo preencher 1.052 vagas de oficial investigador e contou com a participação de mais de 49 mil candidatos.

Os participantes devem conferir as respostas no site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

O prazo para entrar com recurso vai até as 23h59 do dia 4 de fevereiro.

Os candidatos tiveram de responder a 100 questões de múltipla escolha. Para ser aprovado, é necessário alcançar, pelo menos, 50 pontos na prova, além de não ter obtido nota zero em qualquer disciplina.

No dia 4 de março, está prevista a divulgação das respostas aos recursos, do gabarito oficial e do resultado preliminar da prova objetiva. A convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) está prevista para 18 de março. Os exames serão realizados entre os dias 21 e 29 de março.

O concurso para oficial investigador oferece 1.052 vagas. A carreira exige o nível superior e tem salário inicial de R$ 8.539,34.

Sobre o cargo de oficial investigador

Criado por meio da Lei Complementar nº 1.093, sancionada pelo governador Renato Casagrande (PSB) em novembro de 2024, o cargo de oficial de investigador de polícia foi instituído com o objetivo de fortalecer o quadro de servidores da PCES e modernizar a estrutura investigativa da instituição. A nova função substitui as antigas carreiras de investigador de polícia, escrivão e agente de polícia, reunindo em um único cargo as atribuições ligadas à investigação criminal. A carreira de OIP é regida por estatuto próprio e o ingresso é realizado por meio de concurso público, com etapas que incluem prova objetiva, exames físicos, psicológicos, investigação social e curso de formação profissional.

Etapas

O concurso contará com seis etapas, todas de caráter eliminatório e/ou classificatório:

  • Prova objetiva de conhecimentos;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Exame de saúde;
  • Exame psicotécnico;
  • Investigação criminal e social;
  • Curso de formação profissional.
Professor orienta os candidatos na reta final de preparação para as provas
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais