Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Cachorro pode virar patrimônio cultural de grande cidade do ES

“O vira-lata caramelo tornou-se, ao longo dos anos, um símbolo afetivo e cultural amplamente reconhecido no Brasil", argumenta o autor do projeto de lei

Publicado em 05 de Março de 2026 às 15:38

Públicado em 

05 mar 2026 às 15:38
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

A cachorra Sesa Caramelo tem crachá e uma ficha institucional na Secretaria de Saúde da Serra
Cão caramelo com crachá da Secretaria de Saúde da Serra Crédito: Everton Nunes/Prefeitura da Serra - 5/8/2020
O vira-lata caramelo, o cachorro mais popular do Brasil, pode ser reconhecido como manifestação cultural imaterial do município de Cariacica. O projeto de lei, em tramitação na Câmara Municipal, foi apresentado pelo vereador Jocemir da Enfermagem (Podemos).
O artigo 1º do projeto diz que “fica reconhecido como manifestação cultural imaterial do município de Cariacica a expressão "vira-lata caramelo", em razão de sua relevância simbólica na vida urbana e na convivência entre seres humanos e animais”.
O parlamentar argumenta que sua iniciativa está em consonância com o artigo 216 da Constituição Federal, que assegura a proteção das manifestações culturais de natureza imaterial que representem a identidade, os modos de viver e os valores da sociedade.
O vereador Jocemir da Enfermagem (Podemos) é o autor do projeto de lei do vira-lata caramelo
O vereador Jocemir da Enfermagem (Podemos) é o autor do projeto de lei do vira-lata caramelo Crédito: Facebook
“O vira-lata caramelo tornou-se, ao longo dos anos, um símbolo afetivo e cultural amplamente reconhecido no Brasil, representando não apenas um tipo de animal, mas uma expressão popular que traduz características como resiliência, simplicidade, lealdade e convivência comunitária, valores presentes no cotidiano da população cariaciquense”, defende Jocemir.
O projeto de lei foi enviado para apreciação das Comissões de Justiça e de Proteção Animal.

NO BRASIL

Na Câmara dos Deputados tramita um projeto de lei, desde 2023, que reconhece a expressão “vira-lata caramelo” como manifestação cultural imaterial do Brasil.
Em São Paulo, esse reconhecimento já virou lei. Em janeiro passado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou o PL que estabelece o vira-lata caramelo como expressão de relevante interesse cultural no Estado.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

BR 101: Contorno de Ibiraçu dá a partida para a redução dos engarrafamentos
Joel Mokyr, ganhador de metade do Prêmio Nobel de Economia 2025
O que aprendi com um Nobel de Economia: a prosperidade é uma conquista
Alexandre Tironi e Karla Campana
Praia do Canto celebra Dia dos Namorados com exposição de fotos e show musical

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados