Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Mercado automotivo

Ainda vale a pena comprar um carro da Ford?

O fim da fabricação da montadora no Brasil tem gerado muitas dúvidas naqueles que já possuem um carro da marca ou estão pensando em aproveitar o momento para adquirir um

Publicado em 24 de Setembro de 2021 às 01:59

Públicado em 

24 set 2021 às 01:59
Gabriel de Oliveira

Colunista

Gabriel de Oliveira Gabriel de Oliveira
Ford Ka FreeStyle: a montadora encerrou a fabricação de carros no Brasil recentemente.
Ford Ka FreeStyle: a montadora encerrou a fabricação de carros no Brasil recentemente. Crédito: Ford/Divulgação
A decisão da Ford de encerrar a fabricação de carros no Brasil foi uma surpresa para muitos consumidores. Segundo a montadora, a pandemia derrubou as vendas e ampliou os prejuízos que já vinham sendo registrados pela marca com as operações no país. Com essa situação, a marca passará a vender aqui apenas modelos fabricados em outros países focando apenas nos utilitários/SUVs como a Ford Ranger, o Ford Territory e o Ford Bronco, além do Ford Mustang que é um clássico “Muscle Car” superesportivo da marca.
O fim da fabricação no Brasil tem gerado muitas dúvidas naqueles que já possuem um carro da marca ou estão pensando em aproveitar o momento para adquirir um. Dentre as dúvidas, uma das mais comuns é a respeito do risco de maior perda de valor de mercado desses modelos.
De fato, uma depreciação mais acentuada irá ocorrer – como já vem ocorrendo – em um primeiro momento. Afinal, é bom lembrar que, além da saída do país, os modelos disponibilizados hoje também estão saindo de linha, o que também gera desvalorização. Essa depreciação no preço médio é puxada pela própria desconfiança dos consumidores, que, temendo a perda de valor, tentam se desfazer dos modelos da marca ou deixam de comprá-los, o que faz os preços caírem. Nesse contexto, as concessionárias se veem obrigadas a oferecer descontos mais atrativos para desovar seus estoques, fazendo com que o valor caia ainda mais.
Contudo, é importante destacar que, passados dois ou três anos, o impacto causado pelo anúncio do fim da produção nacional tende a ser neutralizado e, consequentemente, os preços também tendem a seguir sua evolução normal. Logo, ter esse contexto de desvalorização e futura estabilização dos valores é algo a ser considerado hoje por aqueles que pensam em adquirir algum veículo da marca.
Vale lembrar também que a Ford não está saindo do Brasil, mas apenas deixando de fabricar carros no país. Ou seja, a marca irá manter sua operação comercial, agora com foco em modelos de maior valor agregado como citado no início dessa coluna.
Diante disso tudo, caberá à montadora norte-americana o esforço para cuidar de sua própria imagem no mercado neste momento para que uma maior rejeição futura não aconteça por parte dos consumidores nacionais.
Por fim, a orientação que posso dar para quem tem um veículo da marca é que não se afobe para sair de seu carro e que, mais do que em qualquer outro momento, cuide das manutenções preventivas de seu veículo, pois além de evitar dores de cabeça com a mecânica do carro, com certeza ajudará numa venda/troca futura visando uma menor depreciação.

Gabriel de Oliveira

Gabriel de Oliveira Gabriel de Oliveira

A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro ou moto, quer trocar de veículo, quer tirar dúvidas sobre fazer a manutenção desses bens e também de leitores apaixonados pelo tema

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Veja o que se sabe sobre o suposto show da Shakira no Kleber Andrade
Shakira no ES? Veja o que se sabe sobre o suposto show da cantora no Kleber Andrade
Imagem de destaque
Ataque de abelhas termina em morte em lagoa de Marilândia
Imagem de destaque
Estouro da bolha de IA? Por que ações da Alphabet, dona da Google, tiveram maior queda da história

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.