É hora de levantar as bandeirinhas, acender a fogueira e tirar a roupa xadrez do armário, porque a época de festa junina chegou. Tradicional e clássica, essa comemoração fez sucesso ao redor do país pelas saborosas comidas típicas, bebidas quentes e danças coreografadas. Entretanto, se você é daqueles que nunca consegue arranja uma boa festa para fazer o seu casamento na roça, a gente separou algumas dicas do que você precisa para montar uma festa junina.
De onde surgiu a festa junina?
Antes de tudo, vamos entender um pouco de como as festas juninas se tornaram tão populares no Brasil. Segundo estudos e levantamentos históricos, essas festividades tiveram início na Europa e estavam diretamente ligadas aos solstícios de verão. Essas comemorações começaram a ser cristianizadas e incorporadas pelo calendário da Igreja Católica.
No Brasil, as festas juninas chegaram apenas no século XVI com os portugueses. De lá para cá, a tradição mudou, cresceu e evoluiu, inclusive, de nome. Antes, a festa era conhecida como "jonina" em referência a São João, um dos homenageados nas comemorações, mas com o passar dos anos, a escrita e a oratória alteraram o nome para "junina", em referência ao mês em que ela é realizada.
Muito populares no Nordeste do país, essas festas, geralmente, são acompanhadas de muita tradição. Além das conhecidas quadrilhas, que são danças, comumente, realizada em pares com músicas animadas e roupas xadrez, essas festividades também são regadas a pratos típicos como: paçoca, cuscuz, arroz doce, pé de moleque, pé de moça, caldos e o polêmico quentão.
Mas não para por aí. Festa junina que é festa junina também está sempre acompanhada de muitas brincadeiras como as pescarias, que rendem ótimos prêmios, tiro ao alvo, barraca do beijo e correio do amor. Tudo para festa a alegria de quem participa.
Como fazer uma festa junina
-
01
Chama a galera
O primeiro passo, claro, é reunir uma galera. Afinal, quanto mais gente, melhor para pular a fogueira e dançar a quadrilha. Com a sua turma reunida, o segundo passo já pode ser dado.
-
02
Bora decorar
Bandeirinhas, uma fogueira (de mentira ou não), balões decorativos, muito xadrez e remendos podem fazer a sua festa ficar ainda mais bonita.
-
03
Não economize nas brincadeiras
Pescarias sempre podem fazer a criançada se divertir demais, mas as possibilidades são super variadas com o correio do amor para os mais velhos.
-
04
Ensaie a quadrilha
Olha a cobra… prepare o gogó para cantar a quadrilha e arrume o seu par porque essas danças não podem faltar.
O que não pode faltar em uma festa junina
Confira abaixo uma lista de produtos que não podem faltar durante a sua festa junina:
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS SOBRE CLUBE GAZETA
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
