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Vale vai pedir licença ambiental para obra de ferrovia no Sul do ES

Publicado em 24/11/2023 às 10h14

As movimentações para tirar o primeiro trecho da ferrovia Vitória-Rio (EF 118) do papel já estão em andamento e, no começo de 2024, a Vale vai dar entrada no pedido de licenciamento ambiental – uma das etapas fundamentais para as obras da malha entre Santa Leopoldina e Anchieta, que devem ter início no segundo semestre de 2025.

A previsão é de que esse trecho do ramal ferroviário, há muito aguardado pelo setor produtivo capixaba, crie mais de 1.500 empregos diretos durante o pico das obras. O investimento total na construção é da ordem de R$ 6 bilhões.

A linha tronco, de Santa Leopoldina a Anchieta, terá 80 quilômetros de extensão. Haverá ainda mais 20 quilômetros, com alças, até Ubu, totalizando 100 quilômetros de via construídos. Futuramente, em uma segunda etapa, a ferrovia ganhará mais 87 quilômetros até a divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, passando por Presidente Kennedy. A obra desse trecho contará com a doação do projeto básico pela Vale ao governo capixaba, mas as obras não serão feitas pela mineradora.

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