Sair
Assine
Entrar

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Crime

PF identifica venda ilegal de araras e papagaios no ES e apreende aves

Publicado em

26 set 2024 às 10:41
Aves são apreendidas em operação contra comércio ilegal de animais silvestres, nesta quinta-feira (26)
Aves são apreendidas em operação contra comércio ilegal de animais silvestres, nesta quinta-feira (26) Crédito: Polícia Federal
Após investigações apontarem o comércio ilegal de aves silvestres, especialmente psitacídeos (papagaios e araras), uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) apreendeu em Vitória, nesta quinta-feira (26), diversos pássaros silvestres.
A operação, segundo a PF, teve foco de combater o comércio ilegal de animais silvestres, com foco em aves ameaçadas de extinção, e foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na Capital capixaba após instauração de inquérito pela Polícia Federal.
As investigações apontaram que os envolvidos capturavam as aves na natureza e falsificavam documentos de origem, como notas fiscais e anilhas do Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (Sisfauna) – registro que permite atividades relacionadas ao uso e manejo de aves silvestres, sem fins comerciais. Além disso, o grupo utilizava aplicativos de mensagens para negociar os animais a preços elevados. Não foram detalhados os valores.
A PF informou que, recentemente, um dos suspeitos já havia sido flagrado pela Polícia Militar Ambiental com aves silvestres, o que reforçou as provas contra os investigados, confirmando tratar-se de uma prática reiterada.
Durante as buscas, foram apreendidas aves silvestres, incluindo uma espécie ameaçada de extinção, o que levou à lavratura de um termo circunstanciado de ocorrência. Os envolvidos poderão responder por crimes como associação criminosa, falsificação de documentos e crimes ambientais, conforme previsto no Código Penal e na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Não há informações sobre quais espécies foram apreendidas.
*Louize Lima é aluna do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve edição da editora Wanessa Scardua.
Link copiado com sucesso

Louize Lima

Louize Lima
Resgate aéreo

Criança de 2 anos é atacada por três cachorros em São Gabriel da Palha

Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Fatalidade

Motorista morre após carro sair da pista e capotar em ribanceira em Iúna

Carol Leal

Carol Leal
Bairro Aeroporto

Carro invade pizzaria e mulher fica ferida em Guarapari

Caroline Freitas

Caroline Freitas
Acidente

Motorista bate caminhão em pés de eucaliptos e capota em Muqui

Link copiado com sucesso

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Acidente

Carreta com bloco de pedra tomba às margens da BR 101 em Itapemirim

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
BR 101

Homem é preso com arma escondida e criança sem responsável em carro em Rio Novo do Sul

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Km 164

Acidente entre carros e carreta deixa dois mortos na BR 101, em Linhares

Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Prejuízo

Carro fica destruído após pegar fogo às margens da BR 101, em Linhares

Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Norte do ES

Incêndio atinge área de vegetação em Aracruz

Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Tiro no pé

Jovem é baleado durante tentativa de assalto em praia de Vila Velha

Link copiado com sucesso

Caroline Freitas

Caroline Freitas
{{widget.html}}

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Imagem de destaque

ES: elevada dependência externa pode ser transformada em oportunidade

César Menotti & Fabiano com Patrick Ribeiro e Débora Veronez

César Menotti & Fabiano cantam seus maiores hits sertanejos em Vitória

Máquina agrícola durante plantio de soja no Paraná

O que muda no agronegócio com a reforma tributária?

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados