> >
Projeto da Defensoria Pública combate violência contra mulher em escolas do ES

Projeto da Defensoria Pública combate violência contra mulher em escolas do ES

Iniciativa está em 11 municípios do Estado e conta com rodas de conversa, atividades pedagógicas e oficinas; saiba mais

Gabriela Maia

Estagiária / [email protected]

Publicado em 4 de julho de 2025 às 14:04

A prevenção e educação são os principais aliados do projeto Defensoria Delas nas Escolas, voltado para combater a violência contra as mulheres e incentivar relações de respeito, equidade, cidadania e liberdade em 11 unidades de ensino da rede estadual. A inicitiva é do Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Espírito Santo em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). 

O projeto é destinado aos alunos do ensino fundamental II,  ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), e realiza um trabalho de enfrentamento à violência, promoção dos direitos das muheres e consientização sobre a causa. A Defensoria Delas promove ações interativas com dinâmica participativa por meio de atividades pedagógicas e formativas, oficinas e rodas de conversa. 

O projeto Defensoria Delas nas Escolas combate a violência contra a mulher em unidades de ensino do ES Crédito: Divulgação: Defensoria Pública do Espírito Santo

Para captar ainda mais a atenção dos estudantes, a iniciativa busca uma comunicação acessível e adaptada à linguagem e à realidade social dos alunos. Com esse tipo de abordagem, o programa possibilita que os adolescentes reconheçam situações de abuso e violência e compreendam a importância da rede de proteção às mulheres — especialmente às menos privilegiadas, mais expostas a riscos de violações e preconceitos. 

00:00 / 02:00
Projeto da Defensoria Pública combate violência contra mulher em escolas do ES

Defensora pública e coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, Fernanda Prugner conta que o projeto tem sido bem recebido pelos estudantes.

"A gente está tendo uma resposta muito interessante dessas escolas e dos próprios alunos. Eles identificam a violência no dia a dia, dentro das redes sociais, como a criação de perfis falsos para produzir violência psicológica, estupro virtual, violência sexual e o uso da internet — além de refletirem sobre a responsabilidade deles nesse ambiente", relata. 

O projeto Defensoria Delas nas Escolas foi idealizado em 2024 e começou a atuar em 2025 por Divulgação: Defensoria Pública do Espírito Santo

"A gente também fala sobre repressão e a importância dos atendimentos especializados. Quando se fala de enfrentamento às violências, seja contra meninas, seja contra mulheres, falamos também da prevenção que é feita por meio da educação em direitos", completa a defensora.

Projeto Defensoria Delas nas Escolas

O projeto Defensoria Delas nas Escolas foi idealizado em 2024 e começou a funcionar neste ano. Ao todo, participam 11 escolas da rede estadual:

  • Aracruz - EEEM Misael Pinto Netto
  • Barra de São Francisco - EMEF Governador Carlos Lindemberg
  • Cariacica - E.E.E.F.M. Dr. José Moyses
  • Colatina - CEEFMTI Conde de Linhares
  • Guaçuí - CEEFMTI Monsenhor Miguel de Sanctis
  • Guarapari - EEEM Doutor Silva Mello 
  • Marataízes - EEEFM Domingos Martins
  • Nova Venécia - EEEM Maria Dalva Gama Bernabé
  • São Mateus - EEEFM Américo Silvares 
  • Venda Nova do Imigrante - EEEFM Fiorante Caliman 
  • Vitória - EEEFM Hildebrando Lucas

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais