Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Tá no Lucro
  • Trabalhador pode ser demitido quando volta das férias? Veja o que diz a lei
Direitos trabalhistas

Trabalhador pode ser demitido quando volta das férias? Veja o que diz a lei

Especialistas explicam se funcionário tem direito a estabilidade ou não depois do período de descanso, garantido por lei

Publicado em 10 de Outubro de 2025 às 10:33

Diná Sanchotene

Publicado em 

10 out 2025 às 10:33
Depois de alguns dias de descanso, o funcionário volta das férias e é surpreendido com uma carta de demissão. Mas, afinal,  ele pode ser mandado embora logo após retornar ao serviço? A Gazeta ouviu especialistas para esclarecer o que a legislação prevê sobre essa situação.
O advogado Alison Kaizer Guerini de Araujo, especialista em Direito e Processo do Trabalho pela FGV, explica que, em regra, a lei trabalhista não garante estabilidade automática ao empregado depois do período de férias.
Segundo ele, o profissional tem direito ao descanso anual, mas, uma vez cumprido, pode ser dispensado sem justa causa, desde que a empresa quite corretamente todas as verbas rescisórias. Entretanto, existem exceções, conforme observa o advogado.
“Algumas categorias profissionais, por meio de convenções ou acordos coletivos, estabelecem cláusulas que asseguram um período de estabilidade após o retorno das férias. Nesses casos, a empresa fica obrigada a respeitar a norma coletiva. Por isso, antes de qualquer decisão de desligamento, é fundamental analisar os instrumentos coletivos da categoria para evitar riscos de reintegração ou de indenização”, pontua.
O trabalhador pode pedir demissão durante as férias ou logo após seu término. Já o empregador não pode efetuar a dispensa enquanto o colaborador estiver no descanso, pois o contrato de trabalho fica interrompido nesse período. Apesar de continuar válido, o vínculo trabalhista não pode ser executado.
Estabilidade férias de (Núcleo de Reportagem de A Gazeta)

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Fachada da sede do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES)
TJES mantém prisão de ex-subsecretário investigado por fraude em contrato
Viaturas da Polícia Civil, PC
Tio suspeito de estuprar sobrinha por cinco anos é preso no Sul do ES
Foragido há 13 anos por crime no ES foi preso na BA
Foragido há 13 anos por morte de ajudante de pedreiro no ES é preso na Bahia

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados