> >
Trump pede em carta que americanos fiquem em casa devido ao coronavírus

Trump pede em carta que americanos fiquem em casa devido ao coronavírus

As chamadas "Diretrizes de Coronavírus do Presidente Trump para a América" se chocam com as falas do próprio mandatário

Publicado em 27 de março de 2020 às 11:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Donald Trump
Donald Trump. (Jim Bourg)

Cartas com as diretrizes oficiais para o combate ao coronavírus foram enviadas a milhões de americanos, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Como principais recomendações, ele pediu para as pessoas ficarem em casa, não trabalharem doente e evitarem reuniões e eventos com mais de 10 pessoas. As informações são do jornal Estado de S.Paulo.

As chamadas "Diretrizes de Coronavírus do Presidente Trump para a América" são datadas de 16 de março e apresentam conselhos aprovados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Um oficial mede a temperatura dos passageiros estrangeiros desembarcados do navio de cruzeiro Diamond Princess antes do embarque em um ônibus no Porto de Yokohama, perto de Tóquio.(EUGENE HOSHIKO / AP / ESTADÃO CONTEÚDO)

A carta foi divulgada por diversos veículos locais da imprensa americana, como o Tampa Bay Times e o Florida Sentinel da Flórida. Outro veículo foi o Los Angeles Times que destacou a diferença entre o discurso de Trump e as recomendações da carta, visto que se chocam com algumas falas do próprio Trump.

Em pronunciamento ao longo desta semana, o presidente dos Estados Unidos prometeu “reabrir a economia” o quanto antes, e pôr fim às restrições de isolamento até a Páscoa, em 12 de abril. Além disso, falou que as pessoas saudáveis podem voltar ao trabalho, e que muitos americanos serão infectados pela doença “mas apresentarão poucos ou nenhum dos sintomas”.

No entanto, a carta enviada às casas americanas, diz que "Mesmo se você for jovem, ou saudável, você está em risco e suas atitudes podem aumentar o risco para outras pessoas". No mais, pontua: "É importante que você faça sua parte para reduzir o espalhamento do coronavírus.”

No total, o documento apresenta 11 conselhos a serem seguidos pelos americanos para ajudar no combate da epidemia do coronavírus. Nesta quinta-feira (26), os Estados Unidos ultrapassou a China e a Itália no número de casos de covid-19 confirmados no mundo.

Dentre as recomendações, estão “Escutar e seguir as determinações dos estados e autoridades locais; Não ir trabalhar se estiver com sintomas; Não sair de casa com crianças doentes e chamar a assistência médica; Idosos e pacientes com doenças crônicas devem ficar em casa; Isolamento total da família caso haja a confirmação de um caso de Covid-19; Trabalhar e estudar de casa sempre que possível”.

“Evitar reuniões sociais e em grupos com mais de 10 pessoas; Evitar bares e restaurantes, dar preferência a delivery e "para viagem"; Evitar viagens desnecessárias, para compras ou turismo; Não visitar berçários ou asilos; Praticar sempre uma boa higiene”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais