Publicado em 21 de outubro de 2025 às 16:10
- Atualizado há 2 meses
Lançado em 2021, o Fiat Pulse foi o primeiro SUV nacional da marca italiana. Desenvolvido no país, o modelo acumula mais de 200 mil unidades produzidas em Betim (MG), de onde sai para o mercado brasileiro e exportação. No final de 2024, a Stellantis deu o primeiro passo para a eletrificação de seus carros no Brasil, e coube aos Fiat Pulse e Fastback o papel de pioneirismo. >
Equipados com um sistema híbrido leve de 12 volts (MHEV), eles foram os primeiros entre os modelos do grupo produzidos no Brasil. Pouco menos de um ano depois, em maio, a marca italiana lançou a linha 2026 do Pulse com atualizações visuais, além de novos equipamentos, para se manter competitivo na briga com o Volkswagen Tera e o Renault Kardian.>
As mudanças de design na linha Pulse foram pontuais. Na dianteira, o Pulse 2026 teve inspiração no Fastback. A grade frontal redesenhada traz frisos verticais, enquanto o para-choque traz entradas de ar em formato de fenda nas extremidades. O novo “skidplate” (grade inferior) ficou mais largo, com temas geométricos. >
Na lateral, os protetores de para-lamas ganharam frisos aerodinâmicos. Apenas na versão Impetus T200 Hybrid, o pacote Sunroof adiciona teto panorâmico e farol de neblina. As rodas de 16 polegadas da Audace foram reestilizadas. E o interior da Drive 1.3 ganhou acabamento escurecido, com novas padronagens na Audace. >
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A Impetus tem preço inicial de R$ 146.990 e é a topo de linha com motor 1.0 turbo flex e o sistema híbrido leve. Traz de série ar-condicionado digital, faróis em leds, retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, modo “Sport”, piloto automático, maçanetas na cor da carroceria, banco traseiro bipartido, chave presencial (keyless), carregador por indução, partida remota, multimídia de 10,1 polegadas, volante e bancos em couro, pacote ADAS (com frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa), comutação automática do farol alto, sensores de chuva e crepuscular, painel digital de 7 polegadas, luz nos retrovisores, espelhos com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, farol alto automático e teto bicolor.>
Como opcional, há o Pacote Sunroof (R$ 4.990), que adiciona teto panorâmico, luz no para-sol e farol de neblina. As opções de cores do Pulse 2026 são Preto Vulcano, Branco Banchisa, Vermelho Monte Carlo, Prata Bari, Cinza Strato, Cinza Silverstone e Azul Amalfi (exclusiva para as versões híbridas, Audace e Impetus). >
O Pulse Hybrid mantém o mesmo interior das demais versões. A central multimídia de 10,1 polegadas continua sendo um dos destaques, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e interface intuitiva.>
O sistema responde rapidamente e tem qualidade de tela superior à média da categoria e até do que veículos de faixa de preços mais elevada. O painel digital de 7 polegadas exibe informações do consumo e do funcionamento do sistema híbrido em tempo real, ajudando o motorista a entender quando o motor elétrico está atuando. >
A posição de dirigir elevada garante boa visibilidade, e o acabamento, embora simples, tem montagem sólida. >
Na linha 2026, a variante Impetus ganhou painel de portas em couro, que contribuem para uma boa experiência a bordo. O teto panorâmico ajuda a deixar o interior do Pulse mais iluminado. >
O espaço interno é adequado para quatro adultos, com mais espaço na parte dianteira. O porta-malas de 370 litros é suficiente para o uso familiar, mas poderia ser maior. Pelo valor (R$ 152.970) da unidade testada, o Pulse poderia contar com saídas do ar-condicionado traseiras, assim como mais airbags – o modelo traz apenas quatro bolsas de ar, duas frontais e duas laterais voltadas para a parte da frente. >
O Pulse Impetus Hybrid mantém o equilíbrio característico do modelo e se mostra adequado para o uso diário nas grandes cidades. O sistema híbrido leve cumpre bem o papel de reduzir o consumo de combustível, no entanto, poderia ter um funcionamento mais avançado – especialmente pela ausência de tração elétrica direta nas rodas. >
As mudanças no visual foram pontuais, porém, suficientes para garantir uma sensação de renovação dentro da linha 2026. O preço é outro ponto que merece atenção. A Impetus Hybrid parte de R$ 146.990, entretanto, quando equipada com o Pacote Sunroof e a pintura Branco Banchisa (R$ 990) – configuração da unidade avaliada –, o valor sobe para R$ 152.970.>
Esse preço o coloca bem próximo da opção esportiva Abarth, que custa R$ 157.990 e já traz o teto panorâmico de série, além de um conjunto mais potente, com o motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos. >
O Pulse Impetus Hybrid entrega conforto, eficiência e tecnologia em um pacote coerente, mas o custo elevado e a diferença discreta em desempenho e consumo em relação à variante a combustão limitam seu potencial. “Acessível, versátil e tecnológico, o Pulse é um SUV jovem, que oferece amplo portfólio de motorização e boa altura livre do solo. >
O Pulse seguirá revolucionando o mercado, permitindo cada vez mais o acesso a uma tecnologia híbrida para uma faixa de consumidores cada vez maior”, comentou Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul, durante o lançamento da linha 2026 do Pulse.>
A proposta do Pulse híbrido é clara: reduzir o consumo urbano e oferecer ao motorista uma transição suave entre o carro tradicional e o eletrificado. Ao manter a mesma experiência de condução da versão a combustão, ele facilita a aceitação do público que nunca teve contato com sistemas híbridos. >
Rio de Janeiro – O comportamento do Pulse Hybrid é praticamente idêntico ao das versões convencionais a combustão. O sistema de 12V não é capaz de mover o carro sozinho, atuando apenas como suporte nas partidas e acelerações leves. O SUV compacto foi o primeiro modelo nacional da Stellantis a utilizar o sistema Bio-Hybrid de 12V, tecnologia que a marca classifica como “híbrido multifuncional com bateria de íon-lítio”. >
O conjunto é composto por um pequeno motor elétrico que substitui o alternador e o motor de partida e trabalha com o motor 1.0 turbo flex de até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque – números com etanol. Essa unidade elétrica gera até 3 kW (quatro cavalos), oferecendo auxílio em retomadas, partidas e nas frenagens regenerativas. >
Diferentemente da nomenclatura “micro-híbrido” usada pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a Stellantis adota o termo “MHEV”. A tecnologia é simples e tem custo reduzido, o que a torna adequada para modelos compactos e de grande volume. O câmbio continua sendo automático do tipo CVT, com simulação de 7 marchas. >
O desempenho se mantém dentro do esperado para a categoria, com aceleração de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e velocidade máxima de 189 km/h, ambas com etanol. A direção elétrica leve facilita manobras e o uso urbano, e o isolamento acústico é adequado para o segmento. >
Uma das principais particularidades do Pulse Hybrid está no sistema start-stop, que não pode ser desligado pelo motorista. Segundo a Stellantis, isso é essencial para garantir economia de combustível, pois o pequeno motor elétrico de 12V atua em conjunto com o sistema de parada e partida. >
Na prática, porém, a função pode causar incômodo em situações de trânsito intenso ou em dias muito quentes, já que o desligamento do motor é frequente e o conjunto eletrificado não consegue sustentar o sistema de ar-condicionado sozinho. Ao desligar em uma parada no semáforo, apenas a ventilação é mantida. O sistema poderia ter um funcionamento mais suave. >
Apesar disso, o sistema híbrido consegue reduzir em até 10% o consumo urbano, de acordo com o Inmetro. O Pulse Hybrid registra 13,4 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada, os números são de 14,4 km/l e 10,2 km/l, respectivamente – médias semelhantes às da versão exclusivamente a combustão. >
Ou seja, o ganho real ocorre em percursos urbanos, em que o motor elétrico atua com mais frequência. Durante a avaliação, foram registradas médias de consumo de 9,7 km/l em circuito urbano, sempre com etanol. A grande vantagem do conjunto híbrido de 12V é a simplicidade.>
A bateria de 11 Ah, instalada sob o banco do motorista, é recarregada automaticamente durante frenagens e desacelerações, dispensando qualquer tipo de carregamento externo. É um sistema que não altera de forma significativa a experiência de uso, mas que traz ganhos objetivos de eficiência e reduz as emissões. >
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