Publicado em 24 de dezembro de 2025 às 13:03
- Atualizado há 7 horas
A chegada do motor Turbodiesel 2.2 Multijet II à linha da Ram fez com que a opção a gasolina se resumisse apenas a uma versão, justamente a topo de linha R/T, com uma pegada mais esportiva. Mas abaixo dela, as versões mais voltadas para o dia a dia, são equipadas com a nova motorização, que estreou na configuração de entrada, a Big Horn e que também está presente na intermediária Rebel, que Motor A Gazeta testou. >
A troca se deu por conta da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores no Brasil (Proconve L8), que entrou em vigor a partir de janeiro de 2025, com limites mais rigorosos para emissões de poluentes. Com isso, muitos motores a gasolina e também a diesel ficaram obsoletos, precisando ser “descartados” ou atualizados. >
E a Rampage acabou se beneficiando disso, já que a picape intermediária da Ram, ganhou mais potência e economia nas suas versões a diesel. Antes, o motor antigo tinha potência de 170 cv com torque de 38,8 kgfm e aceleração de zero a 100 km/h em 12,9 segundos. Agora, com o novo powertrain a picape vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, arrastada por uma potência de 200 cv e 45,9 kgfm de torque. >
Aliada a um câmbio automático de nove velocidades que não foi mudado, mas sim atualizado para o novo motor, a combinação permite uma economia maior em combustível. Segundo dados do Inmetro, o consumo na estrada é de 13,3 km/l e na cidade 10,6 km/l (antes, essas médias ficavam em 12,4 km/l e 9,9 km/l, respectivamente).>
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Dito isso, não é preciso dizer que a Rampage com a nova motorização anda bem tanto no asfalto quanto na terra. Ainda mais quando se observa que a configuração Rebel foi projetada para estar na “metade do caminho”.>
Por fora, não houve mudanças no desenho da picape, que mantém o conjunto óptico totalmente em LED, grade dianteira bastante ventilada para a troca de ar e os vincos no capô para denotar mais robustez. Aliado a isso, temos uma versão mais “bruta”, com molduras em plástico preto foscas, assim como o revestimento dos retrovisores e alguns detalhes externos também nessa tonalidade, sem a presença dos cromados que são característicos das picapes da marca. >
Isso já mostra que a versão intermediária da picape traz uma vocação mais off-road, principalmente por sua tração 4x4 automática e 4x4 reduzida com acionamento eletrônico. Suas rodas de 17 polegadas em liga leve são calçadas por pneus de uso misto, o que contribui para uma performance satisfatória na terra e também no asfalto.>
Ela conta com uma capacidade de carga volumétrica de 980 litros e possibilidade de transportar até 1.015 kg na caçamba. Aliás, a abertura da caçamba, que tem iluminação interna, é feita de forma manual. E, se não segurar a tampa, esta pode cair de forma brusca, já que não conta com amortecedores, o que é uma desvantagem em se tratando de uma picape de uma marca cuja percepção é de ser mais refinada do que as demais. >
A Rampage Rebel tem as seguintes dimensões: 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura e entre-eixos de 2.994 mm. Isso faz com que ela seja levemente menor que as picapes médias, como a campeã de vendas do segmento Toyota Hilux (5.325 mm de comprimento, 1.855 mm de largura, 1.815 mm de altura e 3.085 mm de entre-eixos) e ligeiramente maior do que a Fiat Toro, da qual a Rampage deriva sua plataforma (4.945 mm de comprimento, 1.844 mm de largura, 1.737 mm de altura e 2.982 mm de entre-eixos).>
A Rampage fica na metade do caminho entre uma picape média e uma intermediária, o que funciona bem para quem quer usá-la no dia a dia como um carro de passeio sem as dimensões maiores das concorrentes um nível acima, facilitando a entrada na maioria das vagas de estacionamento. >
Mas, ao mesmo tempo, tem o tamanho e a robustez de quem também deseja usar a picape para trabalho. E essa versão, sem cromados, mais sóbria, da Rebel encaixa bem na metade do caminho, pois ainda traz o acabamento da marca, que tem uma percepção mais premium no Brasil, como um carro de luxo, mas mantém um aspecto mais robusto para ser usada também como veículo de trabalho.>
Seu comportamento no dia a dia traz o equilíbrio entre estrada e terra. Na estrada, sua performance é de um veículo ágil, com um conjunto mecânico que responde bem tanto no anda e para do trânsito no dia a dia quanto nas esticadas para ultrapassagens e imprimir uma velocidade maior na estrada. >
Ela é uma picape confortável, não tem aquela sensação de estar andando em um carro muito “duro” na hora de mudar as marchas e nem durante percursos mais acidentados. A picape dosa bem essa sensação, que também chega ao conforto acústico.>
Bem vedada, na parte interna da cabine pouco se ouve do motor a diesel e sua rotação característica. Aliás, é um motor mais silencioso e que embora faça barulho e tenha a trepidação característica de propulsores movidos a diesel, a sensação é de que isso fica bem mais ameno.>
Em terrenos mais acidentados, a picape se comporta como uma verdadeira 4x4 que é, sem problemas em ultrapassar alguns obstáculos, e ao mesmo tempo, sendo confortável o suficiente para não jogar para um lado e outro de forma brusca os ocupantes da cabine. Ou seja, é uma versão que agrada tanto que vai usar apenas no perímetro urbano quanto quem precisa de um carro mais robusto para dirigir em estrada de chão e outras que podem exigir um pouco mais do conjunto mecânico de um veículo.>
Por dentro da cabine, a Rampage Rebel traz itens satisfatórios tanto de conforto quanto de segurança e tecnologia. Com direção elétrica, a picape vem equipada com um cluster totalmente digital de 10 polegadas, onde é possível acessar todas as funções do painel de controle do carro, como velocidade, aceleração, troca de marchas e multimídia. >
Além disso, funciona como um scanner para o diagnóstico do carro, como temperatura da refrigeração do motor, do câmbio, tensão de bateria, nível do óleo, pressão de pneus e até mesmo o nível do agente redutor líquido de óxidos de nitrogênio automotivo 32 (arla 32).>
Tudo pode ser controlado diretamente no volante do carro, que tem revestimento em couro com um visual esportivo e conta com ajuste de altura e profundidade, adaptando facilmente a posição de dirigir de forma confortável. E por falar em conforto, a versão tem ajuste elétrico para os dois bancos da frente, tanto do motorista quanto do carona.>
Diferentemente das versões maiores da Ram, a Rampage Rebel tem um multimídia horizontal de 12.3 polegadas com câmera e sensores dianteiros e de ré para auxiliar nas manobras; e, assim como as demais, conta com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Carplay. O modelo tem carregador de indução para celular, ar-condicionado digital automático de duas zonas, com saída para os bancos traseiros, vidros e retrovisores elétricos e espaço para tomadas USB na parte frontal e traseira.>
Aliás, nos bancos traseiros há espaço confortável para dois adultos e uma criança no assento do meio. Com o uso de cadeirinha, há espaço confortável para um adulto e uma criança. Caso contrário, o ideal é que dois adultos fiquem mais confortáveis na segunda fileira de bancos. Tanto é que o encosto do assento do meio, quando baixado, se torna um apoio de braço com dois porta-copos.>
Os bancos são em couro, com costura esportiva e detalhes da marca. Na parte da frente, as portas e painel são revestidos em material suave ao toque, imitando o couro, mas nas portas traseiras, esse revestimento é em plástico duro imitando as costuras. O teto interno é todo em preto, mas o modelo não vem equipado com teto solar.>
No quesito segurança, a versão Rebel ganhou novidades na atualização para o modelo 2026, oferecendo como item de série o conjunto de sistemas avançados de assistência à direção (adas) de nível 2. >
Com isso, ela vem equipada com o ADA (assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering e do ACC (piloto automático adaptativo), o que contribui para que a picape faça curvas de forma autônoma desde que sinalizadas e mantenha uma velocidade pré-definida. O sistema conta ainda com aceleração e frenagem automáticos, contribuindo para aumentar o nível de segurança do modelo.>
A picape conta ainda com piloto automático adaptativo com Stop & Go, sistema de alerta de saída de faixa com assistente ativo e centralização. Tudo isso contribuiu para uma direção mais segura e uma percepção ainda maior de tecnologia embarcada.>
A picape tem preços partindo de R$ 255.990 na cor Vermelho Flame. A versão pilotada veio na cor Preto Diamond, que junto às demais tonalidades (Sting Grey, Branco Pérola, Maximum Steel e Azul Patriot) acrescenta-se mais R$ 2 mil. O modelo conta ainda com o pacote opcional Elite, que ao acréscimo de mais R$ 6 mil, traz banco elétrico do passageiro, sistema de som premium de 10 auto-falantes com subwoofer certificado pela Harman Kardon e luzes ambientes em LED. >
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