Publicado em 4 de novembro de 2025 às 19:37
- Atualizado há 14 dias
(CAMPINAS/SP) A Leapmotor chega ao Brasil trazendo dois modelos eletrificados em seu portfólio, com um posicionamento no segmento de SUVs médios e grandes. O primeiro, o C10, que já começa a ser vendido e entregue na abertura das concessionárias da marca, traz duas motorizações: 100% elétrico (BEV) e ultra-híbrido (REEV). Já o B10 encontra-se em pré-venda e as primeiras unidades devem começar a chegar ao país no início de janeiro de 2026. Sua motorização será BEV. >
Os dois modelos chegam em configuração única, com painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e central multimídia Leap One de 14,6 polegadas, que concentra a maioria dos comandos do veículo. O sistema operacional permite atualizações via OTA (Over The Air) e integra diversas funções, como o ar-condicionado digital dual-zone com detecção de poluentes e o controle de rotinas automatizadas.>
Os bancos oferecem ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, com um revestimento premium que se assemelha ao couro e teto panorâmico de 2,10 m² no caso do C10. Por dentro, ainda, contam com iluminação ambiente que se integra ao sistema de som Theater Sound System 7.1 de 840 W e 12 alto-falantes. >
No quesito segurança, eles estão equipados com o pacote Leap Pilot, com 28 assistentes de condução de nível 2 (ADAS L2). O sistema inclui piloto automático inteligente com assistência em engarrafamentos, frenagem automática de emergência, alerta e assistente de permanência na faixa, e aviso de tráfego cruzado em ré com frenagem automática. >
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Para a segurança passiva, o SUV conta com sete airbags, incluindo um central posicionado entre os bancos dianteiros. Os veículos também trazem o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que permite usar a energia da bateria para alimentar dispositivos elétricos externos.>
O SUV grande C10 é o primeiro a chegar por aqui e foi o carro de teste para o lançamento. Com dimensões que se assemelham ao Jeep Commander, o C10 mede 4,74 m de comprimento, 2,13 m de largura e 1,68 m de altura. Seu desenho tanto externo quanto interno flerta com o minimalismo, com linhas mais retas e econômicas, mas preservando muito do design chinês, que é possível ver em outras marcas. Isso traz, ao mesmo tempo, uma sensação de familiaridade, mas também de um desenho novo, que ainda não caiu no gosto do brasileiro. >
Na dianteira os faróis são totalmente de LED com tecnologia adaptativa (que ajusta a luminosidade conforme condições climáticas e tráfego) e se integram ao para-choque frontal. As rodas são de 20 polegadas com acabamento grafite e as maçanetas são embutidas. >
Na parte inferior, faróis de neblina (também de LED) emolduram a entrada de ar equipada com persianas móveis, que só se abrem quando necessário. Um detalhe é o limpador de para-brisas traseiro, que fica embutido no aerofólio, ressaltando o minimalismo do desenho.>
Ele chega em cinco cores externas: Cinza Noturno, Branco Alvorada, Cinza Tundra, Preto Eclipse e Verde Boreal (esta sendo a cor de lançamento do modelo). E também traz duas opções de acabamento interno para a versão ultra-híbrida (REEV): preto e caramelo; já a versão elétrica (BEV) terá apenas a opção de acabamento escuro. Os preços partem de R$ 199.990 para a versão híbrida e R$ 189.990 no caso da 100% elétrica.>
Foi possível pilotar as duas versões de motorização do C10: a REEV e a BEV. O teste da primeira foi feito em um roteiro de rodovia, para avaliar a performance e desempenho na estrada e o da elétrica, foi realizado dentro do perímetro urbano, na cidade de Campinas (SP). >
Confortável por dentro, o modelo é bem espaçoso para seus ocupantes e bem que poderia, inclusive, ter uma versão de sete lugares, já que há espaço para isso, pois conta com um porta-malas de 465 litros (no caso da motorização BEV, o porta-malas fica um pouco maior, com 465 litros e tem ainda um compartimento frontal de 32 litros). >
Detalhes Leapmotor C10
Com o design projetado para ser minimalista, todo o painel frontal segue essa tendência, com os dutos de ventilação, inclusive, embutidos de forma a se tornarem praticamente invisíveis. Há poucos botões à mostra, com praticamente todos os comandos sendo feitos por meio da tela multimídia do carro. O câmbio é acionado por meio de uma alavanca no volante, que também controla uma série de funções do carro, bem à mão do motorista.>
O modelo conta com quatro câmeras posicionadas na carroceria e nos retrovisores dando uma visão de 360º do veículo. Inclusive, quando a seta é ligada ou o veículo está em baixa velocidade, a câmera é acionada, na central multimídia, permitindo ao motorista visualizar o entorno do veículo, permitindo ultrapassagens e manobras mais seguras, apesar das suas dimensões. >
Por meio de microfones posicionados na cabine, é possível fazer comandos direcionados apenas para o motorista ou o carona, como temperatura do ar-condicionado, abertura de janelas e da cortina do teto solar panorâmico.>
O grande diferencial em relação aos híbridos convencionais é que a tração dele é sempre elétrica, independentemente do nível de carga da bateria. No teste de estrada, isso se traduz em uma direção mais fluida, sem aquela sensação de transição entre o motor elétrico e o híbrido. A versão híbrida, testada na estrada, mostra um bom desempenho nas ultrapassagens e na aceleração quando foi necessário desenvolver mais o veículo.>
Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e sua velocidade máxima é de 170 km/h limitada eletronicamente, visto que o objetivo não é ser um carro esportivo e sim familiar, oferecendo conforto no dia a dia e segurança nas ultrapassagens. Mas essa configuração é mais do que suficiente para percorrer longas distâncias. Sua autonomia com os dois motores combinados é de 950 km. >
Já a autonomia da versão 100% elétrica é de 338 km pelo Inmetro e de 420 km de acordo com o ciclo WLTP. Inclusive, na cidade, a versão BEV traz pouca diferença na condução, aceleração e desempenho, já que o seu desempenho é elétrico o tempo inteiro, inclusive na motorização híbrida.>
As duas versões têm tração traseira. O motor síncrono com ímãs permanentes entrega 320 Nm (32,6 kgfm) de torque de forma instantânea, gerando 218 cv de potência na versão elétrica e 215 cv na ultra-híbrida. O conjunto é alimentado por baterias LFP de alta densidade com controle eletrônico e arrefecimento a líquido.>
Segundo a Leapmotor, o motor a combustão do C10 Ultra-Híbrido foi projetado para trabalhar exclusivamente como gerador, resultando em mais eficiência e conforto e além dos programas de condução, tem quatro configurações de modos de energia:>
No modo combustível é possível também selecionar o nível de bateria desejado pelo condutor, possibilitando recarregar as baterias enquanto roda, permitindo o uso da energia posteriormente. Segundo a montadora, o carro recarrega de 30% para 80% da bateria com 18 minutos em um carregador rápido. >
A recarga das baterias pode ser feita via conectores no padrão Type 2 (AC) e CCS2 (DC), sendo compatível com recarregadores portáteis, wallbox e sistemas de recarga rápida de alta velocidade. O Leapmotor C10 também é equipado com a tecnologia V2L (vehicle to load), que permite o uso da bateria do carro para alimentar diferentes dispositivos elétricos.>
Detalhes do Leapmotor B10
Para o teste de lançamento, apenas o C10 em suas duas versões de motorização esteve disponível. O B10, que é o SUV de porte médio, ainda está em fase de homologação, com a sua multimídia e demais comandos do carro, inclusive, ainda sem tradução para o português enquanto o C10 já está totalmente nacionalizado. >
Disputando o segmento de SUVs médios, inicialmente ele será ofertado unicamente em versão elétrica. Segundo a montadora, o modelo já teve mais de 15 mil unidades comercializadas na primeira hora após seu lançamento na China. Ele é posicionado como a porta de entrada da marca no país, já que seu preço será de R$ 172.990.>
Sua bateria é de 56,2 kWh e o motor entrega 218 cv de potência (160 kW) e 240 Nm de torque instantâneo. Suas dimensões são de 4,5 metros de comprimento com um entre-eixos de 2,7 metros. O design também foca no minimalismo tanto externo quanto interno, com poucas linhas, sempre retas, com poucos detalhes. >
O B10 está disponível em cinco cores: a tonalidade de lançamento Roxo Aurora, Cinza Tundra, Cinza Noturno, Branco Lunar e Preto Eclipse. O acabamento interno é apenas em preto.>
*A jornalista viajou a convite da Leapmotor.>
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