Publicado em 7 de outubro de 2024 às 18:09
- Atualizado há um ano
A renovação do segmento de SUVs compactos vai entrar na era dos modelos híbridos flex. A maior parte dos lançamentos vai ocorrer ao longo de 2025. Uma das primeiras novidades será o Chevrolet Tracker renovado, que segue em testes pelo Brasil. O carro faz parte do investimento de R$ 7 bilhões anunciado pela GM em janeiro, com aplicação prevista para o período de 2024 a 2028.>
A Honda trabalha em silêncio na nova geração do WR-V, que deixa de ser uma adaptação sobre o Fit (que saiu de linha no Brasil) para ganhar identidade própria. A motorização deverá ser a 1.5 já conhecida no país, mas agora combinando etanol, gasolina e eletricidade. A marca também tem um 1.0 turbo em outros mercados, mas ainda sem confirmação para o Brasil. O lançamento está vinculado ao investimento de R$ 4,2 bilhões anunciado em abril. O ciclo de aportes vai até 2030.>
Na Toyota, a novidade será o Yaris Cross Hybrid, que estreia no início de 2025. O sistema será semelhante ao da linha Corolla, mas com potência menor e mais economia de combustível. A média urbana de consumo com gasolina deve superar os 30 km/l. A montadora japonesa também passa por um ciclo de investimentos no Brasil. O valor de R$ 11 bilhões foi anunciado em março, com duração prevista para até 2030.>
Já a Volkswagen segue com seu plano de lançar 16 novos veículos entre 2022 e 2028, como parte de um aporte de R$ 16 bilhões. A próxima novidade nacional será um SUV compacto posicionado abaixo de T-Cross e Nivus. O novo modelo híbrido flex será concorrente do Renault Kardian e do Citroën Basalt, posicionado em uma faixa de preço próxima dos R$ 100 mil.>
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O grupo Stellantis também prepara seus modelos capazes de rodar com gasolina, etanol e eletricidade. Espera-se que as primeiras novidades estreiem ainda em 2024, como versões de veículos já existentes.>
Em setembro, Emanuele Cappellano, presidente da empresa na América do Sul, afirmou que os dois primeiros modelos capazes de rodar com etanol, gasolina e eletricidade já estão sendo produzidos no Brasil. As opções de estreia do grupo Stellantis devem ser do tipo híbrido leve, em que o um alternador de maior capacidade ajuda nas partidas e retomadas, poupando combustível.>
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