Publicado em 19 de julho de 2022 às 14:05
- Atualizado há 3 anos
Um dos SUVs mais vendidos desde 2021, quando foi lançado, o Fiat Pulse é um carro que desperta a curiosidade pelo estilo. Mais “parrudo”, ele lembra um pouco do Fiat Argo e traz detalhes da picape Toro, principalmente na dianteira. Ao mesmo tempo, tem características no design que o tornam um carro único. >
Com um jeitinho de carro esportivo, o Fiat Pulse é o primeiro modelo escolhido pela montadora para sair com uma versão “envenenada”, assinada pela linha Abarth, que retorna ao Brasil. Enquanto o Pulse Abarth não chega, o Motor resolveu testar a versão Audace, que vem com o já famoso propulsor 1.0 turbo, que é realmente um dos mais potentes do mercado.>
A impressão que se tem entre essa versão e a Drive, também testada por Motor, é de que são dois modelos totalmente diferentes. No test-drive, a motorização do Drive deixou a desejar na potência, para um carro das dimensões e esportividade esperadas pelo Pulse. Já o Audace não brincou em serviço.>
O motor 1.0 Turboflex 200 faz 130 cv a álcool e 125 cv a gasolina, com torque de 20,4 kgfm independentemente do combustível, disponível de 1.750 rpm a 3.500 rpm. >
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E, ao acelerar, os números não mentem. O Pulse é bastante esperto nas arrancadas. Um leve toque no acelerador já o impulsiona (sem trocadilhos) para a frente de um jeito que parece que estamos pilotando um carro esportivo e não um carro de passeio.>
Com câmbio automático CVT de sete marchas, ele faz essa troca de forma competente, sem dar trancos de velocidade. Com os paddle shifts no volante, é possível também fazer as trocas de forma manual. E se a potência dele nas condições normais de direção não for suficiente, sempre terá o modo esportivo, que o deixa ainda mais apimentado nas arrancadas e aceleradas.>
Mas isso tudo tem um custo e ele é medido pelo consumo do carro, que apesar de toda a sua esportividade, é um pequeno “beberrão”. Ele faz uma média de 9 km/litro na cidade abastecido com gasolina, um pouco distante dos 12 km/litro das especificações do carro, medidas pelo Inmetro.>
Por outro lado, esse modelo está repleto de itens de segurança que são vistos apenas em modelos mais caros, como alerta de mudança de faixa, comutação e acendimento automático de faróis, e alerta e frenagem de emergência. Ainda no quesito segurança, ele vem com quatro airbags. >
O Pulse Audace é equipado com câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Mas, não tem sensor dianteiro. Os retrovisores, apesar de elétricos, não possuem rebatimento automático ao desligar o carro.>
O modelo tem ainda chave de presença, que permite dar partida no motor mesmo à distância, outro recurso tecnológico que só se vê em modelos um degrau acima. Traz também uma das maiores telas multimídia, com 10,1 polegadas, que faz espelhamento sem fio tanto para o Android Auto quanto o Apple CarPlay e tem carregador por indução no console central, além das já esperadas entradas USB e USB-C.>
Na versão testada, o Audace veio com dois packs opcionais, sendo um deles o Connect Me, que, além do multimídia de 10,1 polegadas, tem navegação embarcada com GPS nativo e internet, além de espelho retrovisor interno eletrocrômico e outras facilidades, como serviço de concièrge com chamada direta (no site, esse pacote sai a R$ 3.690). >
O ar-condicionado é digital e pode ser controlado tanto pela tela multimídia quanto por botões. Já o painel de instrumentos não traz nenhuma novidade tecnológica, sem qualquer diferença do painel que já vem nas versões de entrada: com um cluster digital monocromático ao centro, ladeado pelo contador de giros e de velocidade analógicos.>
Por fora, o Pulse Audace ganha um ar mais esportivo por conta da pintura biton mesclando o Cinza Strato, cor introduzida para o modelo, com preto, que fazem parte do Pack Design III do modelo testado. As rodas de liga leve são em 17 polegadas (maiores do que a versão original, que é de 16 polegadas) e em um tom escurecido (no site, o pack sai a R$ 5.290). >
Os faróis são em full LED, mas o modelo não possui faróis de neblina. Na traseira, as lanternas também são em LED. Ao abrir o porta-malas, o espaço é de 370 litros, assemelhando-se ao de um hatch, o que pode pesar contra, já que é um SUV, e, para esse modelo, espera-se mais espaço. Mas por ser um SUV compacto e se posicionar entre os de entrada, é um tamanho esperado.>
Por dentro, os bancos deixam a direção ainda mais confortável na frente. Já os ocupantes do banco de trás vão ficar confortáveis se forem dois adultos, mas não muito altos, já que a distância deixada para as pernas pode causar incômodo. Se for necessário usar uma cadeirinha de criança em um dos lados, é seguro dizer que, dificilmente, dois adultos vão conseguir sentar juntos no banco de trás.>
A direção elétrica deixa a dirigibilidade muito mais leve e confortável. O volante é o centro de comando do carro, com todas as funções à mão do motorista, inclusive de multimídia e do botão do modo esportivo. No entanto, o volante não tem ajuste de profundidade, apenas de altura.>
Teste-drive Fiat Pulse Audace
Em resumo, o Fiat Pulse Audace é um carro totalmente diferente da versão Drive. Ele tem mais esportividade, mais motor, mais sofisticação e itens de segurança, que deixam a dirigibilidade mais agradável e também mais segura. No entanto, alguns pontos deixam a desejar, como o ajuste de profundidade do volante, a não existência de freios ABS nas quatro rodas, e o consumo de combustível, que poderia melhorar. >
Os preços partem de R$ 115.290. Para a versão avaliada, que teve a inclusão de alguns pacotes, ele custa, aproximadamente, R$ 125.760 (a versão Impetus, que é a topo de linha, com a mesma motorização, sai a R$ 126.990). Com esse valor, daria para pensar em adquirir um modelo em uma categoria acima, mas tudo vai depender do que cada motorista procura em um carro. E motor esportivo, o Pulse Audace entrega de longe, superando, inclusive, modelos mais caros.>
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