A minivan Spin foi transformada em crossover pela Chevrolet, com a atualização do modelo Crédito: Chevrolet/Divulgação
A minivan Spin foi transformada em crossover pela Chevrolet, com a atualização do modelo. Apesar de ter mantido suas formas originais, ela traz novidades no design e também mais tecnologia e mais equipamentos, incluindo airbags para a terceira fileira de bancos (no caso das versões de sete lugares).
Oficialmente lançado pela Chevrolet na semana passada, o crossover já está disponível nas concessionárias da marca, com preços que partem de R$ 119.990 na versão de entrada LT com câmbio manual de seis marchas. O modelo é o primeiro de seis lançamentos da Chevrolet esperados para este ano.
No design, o Spin ganhou capô mais elevado e faróis e lanternas em LED. O para-choque e a grade são novos, assim como a moldura em plástico preto que contorna toda a base do veículo. As rodas também ganharam novo desenho, que remete a um estilo mais aventureiro, que é a imagem que o modelo deseja passar.
Na traseira, a tampa do porta-malas vem com LED com nova assinatura luminosa, no para-choque “multielemento” com refletores na vertical e até no friso que emoldura a placa. Cada versão conta com acabamento próprio.
No design, o Spin ganhou capô mais elevado e faróis e lanternas em LED Crédito: Chevrolet/Divulgação
O crossover passou ainda por ajustes na suspensão e nos amortecedores, ficando mais alto (16 mm). Há mudanças ainda, segundo a Chevrolet, no sistema de gerenciamento eletrônico e na calibração do conjunto propulsor e da direção. O ângulo de ataque foi de 15,5 graus para 16,6 graus, e o de saída, de 22,9 graus para 24,4 graus.
Ele passa a contar com 6 airbags de série, sendo o único da categoria com bolsas infláveis que se estendem até a terceira fileira de bancos. Há ainda oferta de sistemas avançados, como alerta de colisão frontal com detector de pedestre, frenagem automática de emergência e assistência de frenagem de urgência. O Spin tem opções de até sete lugares ou 756 litros de volume no bagageiro.
Motorização
Na motorização permanece o motor 1.8 Flex de 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm Crédito: Chevrolet/Divulgação
Na motorização permanece o motor 1.8 Flex (geração SPE/4 ECO) de 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm, que ganhou alguns ajustes, deixando-o até 11% mais econômico, segundo a montadora. issos e deve à adoção de um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento, que é o mesmo utilizado pelo Tracker. Nas versões automáticas, a aceleração máxima é feita em 11,8s (g) e 11,0s (e), enquanto a retomada é feita em 9,8s (g) e 9,3s (e), respectivamente.
No consumo, o modelo é capaz de percorrer 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade (com gasolina). Se usar apenas etanol, as médias são de 9,3 km/l e 7,4 km/l, respectivamente.
Na cabine
O modelo ganha opção de ar-condicionado digital e de saída de ar dedicada para a segunda fileira de assentos, com fluxo de ar individualizado. Já o novo volante conta com base reta. A partida é feita por botão, há Wi-Fi nativo e entradas USB dos tipos A e C, além de projeção para Android Auto e Apple Car Play sem fio.
O modelo ganha opção de ar-condicionado digital Crédito: Chevrolet/Divulgação
O Spin é o primeiro modelo da Chevrolet no país a receber o Virtual Cockpit System (VCS), caracterizado pelo painel de instrumentos digital integrado à nova geração do MyLink. O motorista pode escolher entre seis tipos de layouts, desde um visual minimalista até um mais completo.
Na configuração de sete lugares com a terceira fileira de bancos fixada à carroceria, esta pode ser rebatida quando não estiver sendo utilizada.
Além disso, ele tem instalado o Chevy Link, que permite projetar sites, aplicativos e serviços de streaming na tela. Outra novidade é a fita luminosa em led para a cabine, que oferece até sete opções de cores, que podem ser ajustadas pelo usuário.
Na traseira, a tampa do porta-malas vem com LED com nova assinatura luminosa Crédito: Chevrolet/Divulgação
Versões e preços
Chevrolet Spin LT manual
O Chevy Link, que permite projetar sites, aplicativos e serviços de streaming na tela Crédito: Chevrolet/Divulgação
5 lugares
6 airbags
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Alerta de não afivelamento dos cintos
Faróis e lanternas de LED
Câmera de ré
painel digital de 8”
Central multimídia de 11” com sistema Mylink
OnStar com Wi-Fi, OTA e App
segunda feileira com bancos corrediços
Rodas de 15” com calotas
Preço: a partir de R$ 119.990
Chevrolet Spin LT automática
Opções de câmbio manual ou automático de seis velocidades Crédito: Chevrolet/Divulgação
Todos os equipamentos da LT manual
5 lugares
Controle de cruzeiro
Dutos de ventilação na segunda fileira
Transmissão automática de 6 velocidades
Preço: a partir de R$ 126.990
Chevrolet Spin LTZ automática
O Spin tem opções de até sete lugares ou 756 litros de volume no bagageiro. Crédito: Chevrolet/Divulgação
Todos os equipamentos da LT automática
7 lugares
Volante com revestimento premium
Bancos com revestimento híbrido
Ar-condicionado digital
Partida por botão
Sensor de chuva
Sensor crepuscular
Sensor de estacionamento
Computador de bordo
Rodas de 16” em alumínio
Preço: a partir de R$ 137.990
Chevrolet Spin Premier automática
No consumo, o modelo é capaz de percorrer 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade (com gasolina) Crédito: Chevrolet/Divulgação
Todos os equipamentos da LTZ
7 lugares
Alerta de saída de faixa
Alerta de ponto cego
Frenagem automática de emergência
Indicador de distância do veículo à frente
Carregador por indução
Bancos com revestimento premium
Grade frontal com detalhes cromados
Para-choques na cor do veículo
Rodas de alumínio 16” com acabamento usinado
Preço: a partir de R$ 144.990
Ficha técnica
Chevrolet Spin
Motor: dianteiro transversal com 4 cilindros em linha, bicombustível
Transmissão: manual de 6 velocidades (LT) / automática de 6 velocidades (LT AT, LTZ, Premier)
Freios dianteiros: a disco ventilado
Freios traseiros: a tambor
Direção: elétrica progressiva
Suspensão dianteira: independente tipo “McPherson” com barra estabilizadora ligada à haste tensora. Molas helicoidais com carga lateral, linear e amortecedor telescópico pressurizado estrutural
Suspensão traseira: semi-independente com eixo de torção com barra estabilizadora soldada no eixo traseiro. Mola helicoidal com constante elástica linear e amortecedor telescópico pressurizado
Rodas: aço estampado 6Jx15 com calota (LT, LT AT) Alumínio 6,5J x 16 (LTZ, Premier)