> >
Vitória coleciona boas histórias com o título da Copa ES

Vitória coleciona boas histórias com o título da Copa ES

A partida teria desfecho emocionante, independente do vencedor, por conta das trajetórias dos dois clubes até a decisão do título

Publicado em 1 de agosto de 2022 às 17:54

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Vitória x Rio Branco se enfrentaram na final da Copa Espírito Santo
Vitória x Rio Branco se enfrentaram na final da Copa Espírito Santo 2022. (Henrique Montovanelli/FES)
Breno Coelho
Estagiário / [email protected]

Alguns torcedores e apaixonados pelo esporte acreditam que a graça do futebol são as histórias que ele proporciona. Pode não ser verdade, mas é inegável que elas são um elemento importante para dar um maior peso para as partidas. No último sábado (30), o Vitória foi campeão da Copa Espírito Santo 2022 em cima do seu maior rival, o Rio Branco, após empatar por 1 a 1 e vencer nos pênaltis.

Não importava quem iria ganhar, os dois teriam muitos motivos para comemorar o título, por conta das histórias e das trajetórias que os dois times construíram ao longo da temporada. O Capa-Preta, se vencesse, teria conquistado um campeonato muito improvável, considerando a forma com que chegara à disputa da Copa ES. O clube teve uma campanha decepcionante no campeonato capixaba e contava com grande pressão da torcida por melhores resultados.

Já o vencedor, o Vitória, teve um trauma recente muito doloroso para a torcida, quando perdeu uma final de Campeonato Capixaba para o Real Noroeste. O título em cima do Rio Branco, além de significar a volta do clube para a Copa do Brasil e garantir calendário cheio para o ano que vem, significou também a primeira taça da carreira de Rodrigo César como treinador.

“Estou muito feliz. Não jogamos da forma que gostaríamos, ao final da partida falei com os jogadores para acreditarem que nada aqui no Vitória é fácil. Graças a Deus saímos vencedores contra nosso maior rival aqui no Kleber Andrade, e pude entrar para a história do clube conquistando a Copa ES como jogador e treinador”, declarou o treinador.

Um dos personagens mais importantes da partida e também do campeonato foi Matheus Costa. O jovem atacante de 22 anos começou o campeonato jogando no Pinheiros. Logo na primeira rodada, contra o Vitória, Matheus entrou na partida no segundo tempo e arrumou um salseiro na defesa Alvianil, quase marcando o gol de empate. Com a boa atuação, ele chamou atenção do clube da Capital sendo contratado logo em seguida.

Ao chegar no Vitória, o elenco e comissão técnica se encantaram com ele logo de cara por conta de sua simpatia e humildade. O treinador da equipe, Rodrigo César, ficou empolgado com o futebol do jogador e logo deu oportunidades. Matheus agarrou as chances com unhas e dentes e assumiu a titularidade no ataque alvianil. Suas boas atuações foram coroadas com o gol da equipe na final da Copa Espírito Santo, e com a premiação de jogador revelação da competição.

Vitória x Rio Branco se enfrentaram na final da Copa Espírito Santo
Matheus foi contratado com a competição já em curso e se destacou rapidamente, assumindo a titularidade na reta final. (Henrique Montovanelli/FES)

“É muito gratificante (jogar no Vitória). Sempre falo que Deus ajuda quem trabalha, desde o começo da minha carreira venho trabalhando forte e agora tive essa oportunidade, e estou dando o meu melhor. Feliz por ter marcado o gol e ajudado a equipe a conquistar esse título”.

O resultado das penalidades também foi muito importante para Dodô, que bateu a cobrança decisiva. O lateral do Vitória causou o pênalti marcado para a equipe do Rio Branco no final do segundo tempo, que ocasionou o gol de empate. Um roteiro que poderia transformar o jogador alvianil em vilão, mas que o consagrou como um dos nomes importantes para a conquista do título.

Após disputa nos pênaltis, Vitória se sagrou campeão da Copa ES 202
Dodô foi do céu ao inferno na final da Copa Espírito Santo . (Henrique Montovanelli/FES)

PRÓXIMA TEMPORADA

O agora tetracampeão da Copa Espírito Santo, Vitória, terá calendário cheio ano que vem. O clube, que já tinha vaga garantida na Série D do ano que vem por ter sido finalista do Campeonato Capixaba, agora retorna também para a Copa do Brasil, competição milionária que já garante R$ 600 mil de premiação só para disputar a primeira fase.

A noite não foi totalmente ruim para o Rio Branco. O clube Capa-Preta conquistou uma vaga na Copa Verde 2023, competição que conta com a presença de times da Região Norte e Centro-Oeste do país. O torneio dá ao campeão o direito de entrar direto na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais