> >
Como a queda de uma árvore parou o trânsito de toda a Grande Vitória

Como a queda de uma árvore parou o trânsito de toda a Grande Vitória

Especialista em trânsito aponta que região tem poucas vias de acesso entre os municípios, o que intensifica os transtornos

Publicado em 12 de dezembro de 2019 às 11:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Trânsito em Bairro de Fátima, na Serra. (Gilmar Newlan)

Para quem não mora na Grande Vitória, é até difícil de acreditar, mas a queda de uma árvore na avenida Norte Sul, na Serra, que aparentemente seria uma ocorrência simples, levou um caos enorme para o trânsito. Teve motorista que demorou mais de cinco horas para fazer o deslocamento de Vitória para a Serra na noite desta quarta-feira (11), o que mostra que o trânsito da Grande Vitória é cheio de gargalos.

“Nós temos poucas vias de acessos intermunicipais na Grande Vitória e essas poucas vias são estreitas e com muitos semáforos que poderiam ser substituídos por mergulhões, por alguns viadutos. A frota de veículos cresce, mas a malha viária permanece estática”, afirma o especialista em Trânsito Ronaldo Gaudio, apontando os fatores que colaboraram para aumentar o transtorno.

A confusão começou por volta das 16h30. O responsável por um terreno particular fazia poda em uma árvore. Parte dela caiu e bloqueou a Norte Sul, bem próximo do horário de pico.

"Quando a árvore caiu, agentes de trânsito que estavam próximos identificaram não só o estrondo, mas também faíscas na rede elétrica e prosseguiram ao local. Verificaram o risco e fizeram a interdição da via para preservar a integridade das pessoas", lembra o secretário de Defesa Social do município, Maximiliano Werneck.

Entre Vitória e Serra, só há dois caminhos diretos: a Norte Sul e a BR 101. Com a Norte Sul bloqueada, os veículos que passariam pelo trecho foram desviados na rua lateral à UPA de Carapina e também precisaram trafegar pela 101.

Com isso, a rodovia federal se tornou o único caminho direto viável entre Vitória e Serra, justamente no horário de maior movimentação, e ficou ainda mais saturada. Os dois sentidos da Norte Sul ficaram bloqueados e a pista só foi liberada depois das 20h.

Queda de árvore interdita a Rodovia Norte e Sul, na Serra. (Internauta | A Gazeta)

“Por que tanta demora para fazer a retirada de uma árvore? Então, nós vemos que não é algo que necessite de um grande maquinário. Além disso, é preciso imediatamente desviar o fluxo, oferecendo alternativas para o motorista”, critica Gaudio.

Nem mesmo o Corpo de Bombeiros, acionado para a ocorrência, escapou do congestionamento. Os militares ficaram presos no engarrafamento e só conseguiram chegar ao local quase três horas depois do acionamento. Às 20h, a ocorrência ainda afetava não só os acessos à Serra, mas também a avenida Fernando Ferrari, a orla de Camburi e a Reta da Penha, ambas em Vitória.

COMO RESOLVER 

O especialista em Trânsito Ronaldo Gaudio cita soluções a longo prazo para resolver ou pelos menos minimizar os transtornos gerados por ocorrências como a queda da árvore, entre elas o alargamento das vias, com desapropriações de terrenos vizinhos, a criação de novos acessos e investimento em transporte público. “Existem estudos que mostram que, para cada ônibus em boa situação colocado em circulação, 30 veículos são retirados das vias”, destaca.

Este vídeo pode te interessar

Uma obra que vai desafogar o trânsito da Grande Vitória é a construção do Contorno do Mestre Álvaro, previsto para ser entregue em 2021, já que ele vai liberar gargalos da BR 101. “Mas é preciso construir essa via pensando em muitas outras que devem ser construída, levando-se em consideração o aumento constante na frota de veículos”, ressalta Gaudio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais