> >
TSE: julgamento de desfiliação de Rigoni do PSB está na pauta desta terça

TSE: julgamento de desfiliação de Rigoni do PSB está na pauta desta terça

Deputado federal do Espírito Santo ingressou com o pedido na Justiça Eleitoral em outubro de 2019, após sofrer punições do partido por votar a favor da reforma da Previdência

Publicado em 12 de maio de 2020 às 09:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Deputado federal Felipe Rigoni (PSB)
Deputado federal Felipe Rigoni (PSB) alega ter sofrido "grave discriminação pessoal" como justa causa para desfiliação. (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Está na pauta para ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (12), o pedido de desfiliação por justa causa do deputado federal Felipe Rigoni, do PSB. O parlamentar ingressou com a ação em outubro do ano passado, após sofrer punições da sigla por votar a favor da reforma da Previdência, em julho.

Além de Rigoni, Ted Conti e outros nove deputados socialistas de outros Estados também foram punidos por terem descumprido a orientação do partido. Ted Conti, que é pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha pela legenda, não chegou a pedir a desfiliação.

Entre as sanções impostas estavam a proibição de participar de atividades partidárias e de funções e prerrogativas do parlamento, o que inclui participação de comissões temporárias ou permanentes.

Em fevereiro, o Ministério Público Eleitoral deu um parecer em que defendia os deputados punidos, alegando que não houve infidelidade partidária no voto e que ocorreu, sim, uma "grave discriminação pessoal" nas punições, o que é prerrogativa para a desfiliação por justa causa.

"A Constituição cuida de fazer dos legisladores pessoas livres e sem prerrogativas em um estatuto jurídico que os faça invulneráveis para seguirem com tranquilidade suas consciências em sua atuação parlamentar”, escreveu o então vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques.

O parlamentar se diz confiante com o julgamento. "Acredito que o que apresentamos para o TSE é bem concreto. Não é uma questão pessoal com o PSB. Só quero estar em um partido que me permita ser independente, como sou, sem que isso resulte em punições", disse.

Ele não pode sair do PSB sem o aval da Justiça, sob risco de ser enquadrado em infidelidade partidária e até perder o mandato.

O advogado Cristiano Vilela, que representa o parlamentar, acredita que a decisão da Corte Eleitoral será favorável a Rigoni. "O PSB tomou uma atitude que fugia aos requisitos normais e aceitáveis de uma dinâmica partidária, demonstrando claramente uma perseguição política. Estamos otimistas de que o TSE vai acolher nosso pedido."

Desde quando foi punido pela legenda, Rigoni recebeu convites de cerca de 15 siglas. O parlamentar prefere não citar quais partidos seriam, mas já falou que o PSDB está entre eles. "Ainda não conversei com nenhum partido, porque ainda sou deputado pelo PSB. A partir do momento que eu puder me filiar, vou estudar as opções", afirmou.

Em fevereiro deste ano, o Diretório Nacional do PSB pôs fim às sanções estabelecidas que suspendiam a participação dos parlamentares das atividades partidárias e de comissões por um ano. Mesmo assim, Rigoni decidiu prosseguir com o processo de desfiliação.

O deputado, que integra o Movimento Acredito, alega na ação que, antes de se filiar ao PSB, assinou uma carta-compromisso, endossada pelo partido, que garantia sua independência política. Ele diz que o documento teria sido ignorado pela sigla na ocasião da votação da reforma da Previdência.

Mandatos de vereadores e deputados pertencem aos partidos. Por isso, a desfiliação sem justa causa pode resultar na perda do mandato. A Justiça Eleitoral prevê algumas condições específicas que caracterizam essa justa causa: em casos de desvio reiterado do programa partidário, quando o partido se funde a outro, se a mudança ocorrer dentro da janela partidária ou em caso de grave discriminação pessoal. Este é o ponto que Rigoni sustenta em seu pedido. Este ano não houve janela para deputados, apenas para vereadores.

RELAÇÃO COM PSB-ES NÃO MUDA

Apesar do desgaste com o partido em nível nacional, Rigoni afirma que sua relação com o PSB no Espírito Santo continua a mesma. "Da minha parte nada vai mudar e tenho certeza que da parte do governador Casagrande também não. Vou manter meu apoio ao governo dele, que faz uma boa gestão no Estado", garantiu.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais