> >
Recebeu boatos sobre eleições no ES? Envie para a checagem de A Gazeta

Recebeu boatos sobre eleições no ES? Envie para a checagem de A Gazeta

Para participar, é bem fácil: basta adicionar o número (27) 99530-3577 e chamar no WhatsApp. A informação suspeita que você recebeu pode estar enganando muitas outras pessoas

Publicado em 2 de agosto de 2022 às 14:03

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Proposta tentadora de trabalho chegam pelo celular
As fake news invadem os celulares como uma avalanche durante as eleições. (Freepik)

Recebeu uma mensagem de Whatsapp e desconfiou que tinha alguma coisa estranha com aquela informação? Viu uma foto nas redes sociais e achou que pudesse ser uma montagem? Pois esses conteúdos são as conhecidas "fake news", que se disseminam pela internet com força total durante o período de eleições.

Essas informações nem sempre são fáceis de checar e, por isso, A Gazeta criou um canal para que os leitores tirem suas dúvidas.

A iniciativa, em parceria com a Google, já monitora publicações com grande compartilhamento e engajamento nas principais redes sociais. Mas os eleitores também têm um papel importante e podem enviar conteúdos duvidosos, aqueles que deixam uma pulga atrás da orelha, e que são relacionados ao Espírito Santo.

É bem fácil participar: basta adicionar o número (27) 99530-3577 e chamar no WhatsApp. Ou então acesse aqui para enviar sua sugestão de checagem com apenas um clique.

A informação suspeita que você recebeu pode estar  enganando muitas outras pessoas. Então, antes de compartilhar, verifique a veracidade.

COMO FUNCIONA O PASSANDO A LIMPO

Apenas publicações e mensagens em que houver potencial viralização serão verificadas, desde que os fatos citados sejam possíveis de serem checados. A equipe do Passando a Limpo vai usar ferramentas próprias para investigar conteúdos como fotos e vídeos, além de consultar bancos de dados oficiais, documentos públicos e especialistas em determinados assuntos.

Após o trabalho de investigação, será publicada a conclusão da verificação no site e nas redes sociais de A Gazeta. Os conteúdos terão um dos seguintes selos:

  • Enganoso: Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
  • Falso: Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.
  • Sátira: Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. Esses conteúdos serão verificados quando percebe-se que há pessoas tomando-os por verdadeiros.
  • Comprovado: Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.

A Gazeta estreou em 2017 a seção Passando a Limpo, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos leitores, desfazer boatos e combater a disseminação de conteúdos falsos. Nas eleições, esse tipo de verificação de conteúdo foi realizado nos pleitos de 2018 e 2020. Além disso, desde 2018, A Gazeta também faz parte da coalizão de veículos de imprensa que integram o Projeto Comprova, de verificação de conteúdos que viralizam.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais