> >
Reajuste de 3,29% é o menor do governo do ES desde 2011

Reajuste de 3,29% é o menor do governo do ES desde 2011

Em 2011, primeiro ano de seu primeiro mandato como governador do Espírito Santo, Casagrande concedeu reajuste de 5,5%. Percentual de aumento pode ser maior ou menor, a depender da inflação

Publicado em 1 de novembro de 2019 às 18:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O governador Renato Casagrande. (Carlos Alberto Silva - 29/10/2019)

Caso a inflação permaneça neste patamar até o final do mês de novembro e o reajuste aos servidores do Executivo estadual seja mesmo de 3,29%, o percentual será o menor já concedido pelo governo do Espírito Santo aos servidores públicos, ao menos desde 2011. 

O reajuste anunciado nesta sexta-feira (1º) é calculado com base no índice da inflação acumulada de novembro de 2018 a novembro de 2019 e, portanto, poderá variar até o final deste mês, quando a folha do pagamento dos servidores será fechada. Vale ressaltar que a comparação trata de percentual e não ganho real - que também é variável de acordo com a inflação.

O maior percentual de reajuste já concedido por Renato Casagrande (PSB) ocorreu em 2011 - justamente o primeiro ano de sua primeira gestão - quando o aumento foi de 5,5%. Já em 2012 ele foi de 4,5%, em 2013 de 4% e em 2014 voltou a ser de 4,5% - em geral, os demais Poderes do Estado acompanham o Executivo e oferecem o mesmo percentual.

Nos três anos seguintes, durante a gestão do ex-governador Paulo Hartung (sem partido) não houve correção salarial. Um reajuste, de 5%, só ocorreu em abril do ano passado. Em todos esses anos, os demais Poderes, com exceção do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, acompanharam a concessão de reajustes dada pelo Executivo.

Em entrevista à rádio CBN nesta sexta, o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, afirmou que a previsão do reajuste era para 2020, mas foi possível antecipá-lo. “Somente agora tivemos segurança para que o governador pudesse fazer esse anúncio”, afirmou.

Em função do aumento, os servidores do Executivo estadual não receberão abono salarial este ano.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais