ASSINE

Casagrande anuncia reajuste para servidores estaduais

O reajuste é válido a partir de dezembro e será feito com base na inflação oficial, que hoje está em 3,29%. Esse percentual poderá ser alterado conforme estiver a inflação no final de novembro, quando for fechada a folha de pagamento dos servidores

Publicado em 01/11/2019 às 08h29
Governador Renato Casagrande anunciou reajuste para os servidores do ES. Crédito: Fernando Madeira
Governador Renato Casagrande anunciou reajuste para os servidores do ES. Crédito: Fernando Madeira

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, na manhã desta sexta-feira (1º), um reajuste para os servidores estaduais. O aumento é válido a partir de dezembro e será feito com base na inflação oficial, que hoje está em 3,29%. O percentual, no entanto, não está fechado e pode ser alterado para mais ou para menos. Isso porque vai depender de quanto estiver o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – índice oficial de inflação –  no final de novembro, quando será fechada a folha de pagamento dos servidores.

Em agosto, o governador já tinha antecipado para A Gazeta que o servidor público teria um reajuste, mas em 2020. Casagrande disse que ainda estava analisando o desempenho da economia nacional para cravar o percentual, mas que todas as categorias terão o salário reajustado no próximo ano.

O último reajuste no salário dos servidores estaduais ocorreu em abril de 2018, de 5%, o único aumento dado durante o último mandato de Paulo Hartung (sem partido). O impacto, anunciado na época pelo então secretário da Fazenda, Bruno Funchal, foi de R$ 269 milhões por ano aos cofres do Estado.

JAQUELINE MORAES VAI ASSUMIR COMANDO DO GOVERNO NA SEGUNDA

Pouco antes do anúncio do reajuste, Casagrande comunicou que a vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB) toma posse do governo do Estado na próxima segunda-feira (4), em sua substituição.

O governador disse que fará uma viagem a Portugal, de segunda a sexta-feira (8) da próxima semana, junto a empresários capixabas, para participar de atividades e conhecer experiências do país europeu na área de tecnologia de inovação.

Será a segunda vez que a vice-governadora assumirá o cargo. A primeira foi de 20 a 27 de setembro, quando Casagrande fez uma viagem à Itália. Jaqueline é a primeira mulher a assumir o cargo de governadora do Espírito Santo ao menos desde a Proclamação da República, em 1889, há 130 anos.

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.