> >
Possível filiação de Bolsonaro não deve interferir na relação do PP com Casagrande

Possível filiação de Bolsonaro não deve interferir na relação do PP com Casagrande

Diretório do partido no ES afirma que tem autonomia para alianças e respaldo do presidente nacional para apoiar candidatura do governador Renato Casagrande (PSB) em 2022

Publicado em 23 de julho de 2021 às 19:49

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Renato Casagrande e Jair Bolsonaro
PP faz parte da base do governador Renato Casagrande no Espírito Santo e também do presidente Jair Bolsonaro. (Reprodução)
Autor - Iara Diniz
Iara Diniz
Repórter de Política / [email protected]

A possibilidade de filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Progressistas (PP) não deve interferir na relação do partido com o governador Renato Casagrande (PSB). De acordo com integrantes do diretório no Espírito Santo, o PP, que integra o governo estadual, vai permanecer na base do socialista e está pronto para apoiar a reeleição de Casagrande, caso ele decida concorrer em 2022.

O acordo, segundo o presidente do partido no Estado, Marcus Vicente, foi firmado com a direção nacional da sigla e está mantido independentemente da relação cada vez mais estreita que a legenda mantém com o atual chefe da República. 

Nesta semana, Bolsonaro confirmou a ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil. O parlamentar preside o diretório nacional do PP e a presença no governo deve facilitar as tratativas para a filiação do presidente.

“Existe um compromisso já firmado com Ciro Nogueira que, se o Renato for candidato, o PP vai estar junto com ele. Não tenho nenhum receio que a situação mude. Nosso compromisso continua, com ou sem a filiação do presidente Jair Bolsonaro”, destacou Marcus Vicente.

Bolsonaro já foi filiado ao PP, mas deixou a legenda em 2015 por não ver espaço para uma candidatura presidencial. A reaproximação com o partido vem desde o ano passado, com apoio explícito à candidatura de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados.

No Congresso, o PP faz parte do Centrão, que apoiou os ex-presidentes Lula (PT), Dilma (PT) e Temer (MDB), e agora apoia Bolsonaro. Contudo, em alguns Estados, como é o caso do Espírito Santo, a situação é bem diferente.

O partido é aliado de primeira hora do governador Renato Casagrande, com cargos no governo, como o de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, ocupado por Marcus Vicente. Casagrande é um dos críticos à gestão de Jair Bolsonaro e tem adotado posturas divergentes na condução da pandemia de Covid-19.

Esse caminho antagônico que o partido segue em alguns Estados foi pontuado por um dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota), ao falar sobre a escolha de uma legenda pelo presidente. De acordo com o senador, assuntos regionais vão ter que ser discutidos caso as conversas com o PP se aprofundem. 

No Espírito Santo, no entanto, a situação é vista com naturalidade por integrantes do diretório estadual, que afirmam ter autonomia e respaldo da direção nacional para conduzir alianças.

“É de praxe do PP, desde 2010, respeitar as alianças regionais. Sempre foi assim e assim será em 2022”, afirma Marcus Vicente, reforçado por Marcos Delmaestro, vice-presidente estadual.

“O partido tem autonomia, é um partido pragmático que vive de resultados. Na Bahia, por exemplo, o PP está junto com o PT. O partido é maior do que uma pessoa”, pontua.

VICE-LÍDER DE BOLSONARO

Apesar do apoio já declarado do diretório estadual ao atual governador, a aliança não é unânime entre os filiados. O deputado federal Evair de Melo (PP), que já até fez parte do governo de Casagrande, hoje faz críticas ao socialista.

O parlamentar é um dos vice-líderes de Bolsonaro na Câmara dos Deputados e, logo, um dos maiores entusiastas do possível retorno do presidente ao PP. 

"Defendo e trabalho para o presidente vir para o Progressistas desde antes das eleições. Sempre será bem-vindo de onde nunca deveria ter saído. O Progressistas dará ao presidente toda a estrutura que precisa para continuar as reformas do Brasil", destacou.

Questionado se isso traria algum problema para o partido no Espírito Santo, devido à aliança com Casagrande, Evair disse que "tudo já estava alinhado" com Marcus Vicente, presidente estadual do PP. "Agora é esperar", destacou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais