> >
Políticos do ES criticam troca de ministro da Saúde em meio ao coronavírus

Políticos do ES criticam troca de ministro da Saúde em meio ao coronavírus

Presidente Jair Bolsonaro demitiu o ministro Luiz Henrique Mandetta, após semanas de embates sobre medidas de enfrentamento ao coronavírus

Publicado em 16 de abril de 2020 às 18:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Luiz Henrique Mandetta (à esquerda) deixa o cargo de ministro da Saúde, e Nelson Teich assume a função
Luiz Henrique Mandetta (à esquerda) deixa o cargo de ministro da Saúde, e Nelson Teich assume a função. (Reprodução/TV Brasil)

Parlamentares do Espírito Santo se manifestaram contrariamente à demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Deputados estaduais, federais e senadores utilizaram as redes sociais para criticar a medida anunciada nesta quinta-feira (16), em meio à pandemia do novo coronavírus

O senador Fabiano Contarato (Rede) foi um deles. "O presidente não demonstra grandeza nem mesmo na fase mais dramática para o país: paralisa o bom trabalho de Mandetta apenas para mostrar quem manda e não se sentir eclipsado. É um caso patológico de inveja e autoritarismo', disse, no Twitter.

O deputado federal Felipe Rigoni (PSB), também considerou a medida negativa. "É lamentável que a guerra de egos esteja acima do combate à pandemia neste momento desafiador da história. Mandetta e Bolsonaro deveriam ter deixado as desavenças de lado em prol do país. Todos perdem com a demissão. Desejo sucesso a Nelson Teich. Que siga o caminho da ciência".

Na mesma linha, publicou o deputado Helder Salomão (PT): "Tenho muitas diferenças com o ministro da saúde Mandetta, mas a sua demissão, em meio à pandemia do covid-19, é mais uma irresponsabilidade do presidente. O Brasil está na contramão do mundo", disse.

Já a deputada Lauriete poupou o presidente de críticas, e desejou um bom trabalho ao novo ministro, Nelson Teich.  "Ministro é cargo de confiança do Presidente da República. Espero que o novo Ministro também seja um gestor técnico com foco na ciência. Luiz Henrique Mandetta trabalhou com uma equipe unida e ganhou a credibilidade brasileira. A união deve ser a força na luta contra um inimigo perigoso e invisível que é o coronavírus. O novo Ministro Nelson Teich tem meu voto de confiança e apoio".

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Erick Musso (Republicanos), relatou preocupação com o futuro panorama.  "A demissão de Mandetta em plena crise da saúde pode abalar ainda mais as relações do Palácio do Planalto com o Congresso e a sociedade. O presidente tem total autonomia para contratar e demitir, mas, agora, tudo que precisamos é de união para salvar o país e não de mais uma crise".

No Twitter, o governador Renato Casagrande (PSB) manifestou agradecimento e apoio a Mandetta, e também desejou êxito ao novo ministro da Saúde.  Na última terça-feira (14), Casagrande relatou que esteve em contato com Mandetta por telefone, para solicitar ajuda na aquisição de equipamentos respiradores para os leitos de UTI do coronavírus. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais