> >
Mandetta é demitido do Ministério da Saúde do governo Bolsonaro

Mandetta é demitido do Ministério da Saúde do governo Bolsonaro

O ministro publicou no Twitter que recebeu a informação do presidente Jair Bolsonaro. O pasta ficará sob o comando do médico Nelson Teich

Publicado em 16 de abril de 2020 às 16:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta
Luiz Henrique Mandetta estava no comando do Ministério da Saúde . ( Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu, nesta quinta-feira (16), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A saída dele do cargo se dá após constantes desentendimentos com o chefe do Executivo nas últimas semanas, durante a pandemia do novo coronavírus. Mandetta fez o anúncio no perfil dele no Twitter. 

médico oncologista e empresário do setor da saúde Nelson Luiz Sperle Teich deve ser anunciado o novo comandante da pasta. Ele se reuniu mais cedo com o presidente e o nome dele é dado como certo. 

Também na rede social, Mandetta agradeceu a equipe e desejou êxito ao sucessor dele no cargo. 

Na manhã desta quinta, Mandetta já dava como certa a demissão dele do cargo nesta quinta-feira ou, "no mais tardar" amanhã (sexta-feira). "Mas, enfim, isso deve se concretizar", afirmou.

Especialistas ouvidos por A Gazeta afirmam que o cenário ficará caótico com a mudança no Ministério da Saúde. Além de Mandetta, a equipe que estava à frente do combate ao vírus não deve continuar o trabalho.

Os embates entre o presidente e o ministro da Saúde começaram de forma tímida. Mandetta até tentou adotar um tom mais técnico, sem comentar a postura adotada por Bolsonaro diante da pandemia. Contudo, após o presidente vir a público e defender o fim do isolamento social, incentivando as pessoas a voltarem para rua, o ministro da Saúde adotou uma postura crítica, dizendo que as orientações a serem seguidas deveriam ser basear na Organização Mundial de Saúde (OMS).

As críticas de Mandetta não foram bem vistas por Bolsonaro, que chegou a dizer que faltava humildade no ministro. O presidente também ameaçou "usar a caneta" contra pessoas do governo que viraram estrelas, se referindo ao ministro da Saúde, que viu crescer o apoio popular diante das ações tomadas durante a pandemia.

QUEM É NELSON TEICH

Nascido no Rio de Janeiro, Nelson Teich se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.

Este vídeo pode te interessar

Teich atuou como consultor informal na campanha eleitoral do presidente, em 2018, e, na época, até chegou a ser cotado para o cargo, mas acabou preterido por Mandetta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais