ASSINE

Mandetta é demitido do Ministério da Saúde do governo Bolsonaro

O ministro publicou no Twitter que recebeu a informação do presidente Jair Bolsonaro. O pasta ficará sob o comando do médico Nelson Teich

Publicado em 16/04/2020 às 16h23
Atualizado em 16/04/2020 às 16h43
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta
Luiz Henrique Mandetta estava no comando do Ministério da Saúde . Crédito: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu, nesta quinta-feira (16), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A saída dele do cargo se dá após constantes desentendimentos com o chefe do Executivo nas últimas semanas, durante a pandemia do novo coronavírus. Mandetta fez o anúncio no perfil dele no Twitter. 

médico oncologista e empresário do setor da saúde Nelson Luiz Sperle Teich deve ser anunciado o novo comandante da pasta. Ele se reuniu mais cedo com o presidente e o nome dele é dado como certo. 

Também na rede social, Mandetta agradeceu a equipe e desejou êxito ao sucessor dele no cargo. 

Na manhã desta quinta, Mandetta já dava como certa a demissão dele do cargo nesta quinta-feira ou, "no mais tardar" amanhã (sexta-feira). "Mas, enfim, isso deve se concretizar", afirmou.

Especialistas ouvidos por A Gazeta afirmam que o cenário ficará caótico com a mudança no Ministério da Saúde. Além de Mandetta, a equipe que estava à frente do combate ao vírus não deve continuar o trabalho.

Os embates entre o presidente e o ministro da Saúde começaram de forma tímida. Mandetta até tentou adotar um tom mais técnico, sem comentar a postura adotada por Bolsonaro diante da pandemia. Contudo, após o presidente vir a público e defender o fim do isolamento social, incentivando as pessoas a voltarem para rua, o ministro da Saúde adotou uma postura crítica, dizendo que as orientações a serem seguidas deveriam ser basear na Organização Mundial de Saúde (OMS).

As críticas de Mandetta não foram bem vistas por Bolsonaro, que chegou a dizer que faltava humildade no ministro. O presidente também ameaçou "usar a caneta" contra pessoas do governo que viraram estrelas, se referindo ao ministro da Saúde, que viu crescer o apoio popular diante das ações tomadas durante a pandemia.

QUEM É NELSON TEICH

Nascido no Rio de Janeiro, Nelson Teich se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.

Teich atuou como consultor informal na campanha eleitoral do presidente, em 2018, e, na época, até chegou a ser cotado para o cargo, mas acabou preterido por Mandetta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.