No Google, prefeitos de cidades da Grande Vitória ainda são os antigos

Em uma rápida busca pelos nomes das cidades de Vitória, Vila Velha e Serra é possível verificar que os nomes dos prefeitos que aparecem não são os dos que foram empossados em 2021, mas os de seus antecessores

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 22/01/2021 às 02h04
Informação sobre prefeitos das cidades da Grande Vitória está desatualizada
Informação sobre prefeitos das cidades da Grande Vitória está desatualizada. Crédito: Reprodução/Google.com

Desde o dia 1º de janeiro, quando os prefeitos eleitos foram empossados, os municípios das principais cidades da Grande Vitória contam com novos chefes na cadeira do Executivo. Mas, no Google, a situação não é bem essa. No site de pesquisas mais popular do mundo, os prefeitos de Vitória, Serra e Vila Velha continuam sendo os antigos.

Em uma rápida busca na internet, A Gazeta verificou que, ao se digitar "Vitória", o Google traz um painel com algumas informações sobre a cidade. Entre elas, está o nome do prefeito. Contudo, quem aparece não é Lorenzo Pazolini (Republicanos), mas seu antecessor, Luciano Rezende (Cidadania).

Busca no Google sobre Vitória traz o nome de Luciano Rezende como prefeito
Busca no Google sobre Vitória traz o nome de Luciano Rezende como prefeito. Crédito: Reprodução/Google

Luciano foi prefeito por dois mandatos consecutivos (2013-2020) e não pode disputar a eleição do ano passado. 

O mesmo acontece ao se buscar informações sobre Serra e Vila Velha. Audifax Barcelos (Rede) e Max Filho (PSDB) são, respectivamente, os prefeitos das cidades, segundo o Google. Mas quem está à frente dessas prefeituras, na verdade, são Sergio Vidigal (PDT) Arnaldinho Borgo (Podemos), respectivamente. 

Busca no Google por prefeito da Serra mostra o nome de Audifax Barcelos
Busca no Google por prefeito da Serra mostra o nome de Audifax Barcelos . Crédito: Reprodução/Google

Esse erro nas informações, no entanto, não acontece em Colatina, por exemplo. É o nome de Guerino Balestrassi (PSC) que aparece como prefeito no painel do Google. 

Informações sobre o prefeito de Colatina foram atualizadas no Google
Informações sobre o prefeito de Colatina foram atualizadas no Google. Crédito: Reprodução/Google

Já ao se fazer uma busca sobre a cidade de Cariacica, o Google não traz o nome de nenhum prefeito, nem do atual, nem do antecessor.

ATUALIZAÇÃO E FEEDBACK

A Gazeta procurou o Google para saber porque os dados sobre algumas cidades estão desatualizados. A empresa informou que a atualização está em andamento e que os painéis de conhecimento da busca de cidade – como o Google chama o resumo de informações que aparece como resultado – é alimentado por diversas fontes da web, entre elas a Wikipédia, que funciona de forma colaborativa. 

Na Wikipédia, os nomes já estão corretos nos artigos sobre Vitória, Vila Velha e Serra. É possível verificar, inclusive, quando as informações foram editadas por usuários. Na Capital, o nome de Pazolini como prefeito foi incluído em 2 de janeiro, um dia após a posse.

O Google ainda disse que qualquer pessoa pode contribuir para atualizar a informação. Quem acessa a busca do Google pelo computador vai perceber que no fim do painel de informações está escrito "Feedback". É só clicar para ser direcionado a uma caixa onde é possível sugerir alterações nas informações.

Também é possível tirar dúvidas sobre alterações clicando aqui.

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.