> >
Greve da PM: 'Que sirva de lição para não repetir os erros', diz Casagrande

Greve da PM: "Que sirva de lição para não repetir os erros", diz Casagrande

Movimento que paralisou o policiamento no Espírito Santo em fevereiro de 2017 por três semanas completa três anos nesta terça=feira (4). Greve trouxe consequências para a segurança pública ultrapassando governos

Publicado em 4 de fevereiro de 2020 às 18:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Governador Renato Casagrande (PSB) avalia greve da Polícia Militar de 2017 como um erro. (Carlos Alberto Silva)

greve da Polícia Militar do Espírito Santo completou três anos nesta terça-feira (4). O movimento, que teve início com as mulheres dos policiais bloqueando as portas dos quartéis reivindicando aumento de salários para os maridos em 2017, resultou em 21 dias sem patrulhamento e centenas de assassinatos, assaltos, arrombamentos em todo Estado.

Relembrando a data e analisando as consequências, que ainda trazem reflexos para a segurança pública, o governador Renato Casagrande (PSB) frisou que o Estado não pode deixar que um movimento como esse se repita.

"É um momento de reflexão, para que esses erros não sejam mais cometidos pelo governo e pela corporação policial. Mais de 200 pessoas perderam a vida naquele mês, e isso não se recupera nunca mais, devido àquele tipo de manifestação e ao comportamento do governo. É um dia para a gente não esquecer nunca, mas que sirva de lição para que a gente busque sempre acertar, e não cometer os erros daquela época", afirmou.

Na época da greve, o governador do Estado ainda era Paulo Hartung (sem partido). No início da gestão de Casagrande, em janeiro de 2019, o governo encaminhou um projeto de lei concedendo anistia aos cerca de 2.600 PMs – um terço da tropa – que respondiam a processos administrativos por participação no movimento.

O perdão concedido por Casagrande abrangeu inclusive os policiais que foram expulsos por decisão administrativa, para que fossem reintegrados e recebessem os salários e benefícios retroativos referentes ao período de afastamento. O texto foi aprovado em regime de urgência e por unanimidade pela Assembleia Legislativa, ainda durante o recesso.

Posteriormente, em abril, o governo conseguiu aprovar um outro projeto, alterando os critérios de promoção para os militares do Espírito Santo, para que elas voltassem a ser por antiguidade e merecimento, e não prevalecendo o merecimento, após alteração do governo Hartung. O texto também previu que inclusive PMs que respondiam a processos na Justiça pela greve de 2017 pudessem ser promovidos.

OS CRIMES: 225 MORTES EM 21 DIAS

Nesta terça, às 17h, organizações e movimentos sociais convocaram uma manifestação na praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, para cobrar a conclusão das investigações dos casos deste período.

Em entrevista à TV Gazeta, também nesta terça no ES1, o secretário estadual de Segurança, Roberto Sá, afirmou que a maior parte das investigações já transcorreu. "Naquele período, foram cometidos 225 homicídios. Deles, 218 inquéritos foram instaurados e 148 inquéritos já foram relatados com êxito. Existem 60 em curso, sendo investigados pela Delegacia de Homicídios."

Ele também defendeu a anistia administrativa concedida pelo governo aos militares. "Eram cerca de 2.600 inquéritos disciplinares abertos, com aproximadamente 2.000 policiais encarregados de fazer a investigação. Havia, portanto, um engessamento administrativo e operacional, que precisava ser resolvido no âmbito administrativo. A anistia foi uma decisão para que a corporação pudesse voltar à sua rotina, e a ferida pudesse ser fechada".

Sá reforçou também a fala do governador, de que não se poderia admitir que um movimento parecido se repita. "Foi uma manifestação apócrifa, anônima, irresponsável. Quando conversamos com os policiais, entendemos o anseio, a angústia, concordamos com ela, e vamos buscar soluções. Mas a gente entende também que aquele episódio deve ficar como ensinamento de que reivindicações devem ser feitas de forma ordeira, pacífica, com diálogo."

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais