> >
Euclério decide até quinta (23) se vai pedir nova licença ou despachar de casa

Euclério decide até quinta (23) se vai pedir nova licença ou despachar de casa

Prefeito de Cariacica havia solicitado licença médica por 15 dias para se submeter a um transplante de rim e recebeu alta nesta segunda-feira (20)

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 19:08

Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica
Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica Crédito: Vitor Jubini

O prefeito licenciado de CariacicaEuclério Sampaio (MDB), informou na tarde desta segunda-feira (20), à reportagem de A Gazeta, que decidirá no próximo dia 23 se vai prorrogar por mais 15 dias a licença médica ou se vai passar a despachar de casa. “Recebi alta hoje e estou me recuperando bem, já fazendo algumas coisas virtualmente”, declarou.

O chefe do Executivo municipal ainda enalteceu o trabalho feito por Shymenne de Castro (PSB), vice-prefeita que assumiu o comando da cidade durante a licença de Euclério. “Tem uma equipe ótima e está fazendo um excelente trabalho”, afirmou. 

Euclério solicitou à Câmara Municipal 15 dias de licença, de 9 a 23 de janeiro, para se submeter a um transplante de rim. O prazo vence na próxima quinta. 

O prefeito ficou 10 dias internado e teve alta nesta segunda-feira (20), conforme informado pelo Hospital Meridional, onde o político passou pelo procedimento e ficou hospitalizado na UTI. Na operação de transplante, realizada no dia 10, o doador foi o próprio irmão, e o responsável pela cirurgia foi o nefrologista Lauro Vasconcellos Filho, médico que fez o primeiro transplante de rim no Espírito Santo, em 1976.

Logo após a operação, o especialista conversou com A Gazeta e afirmou que a operação do emedebista “foi um sucesso”.

Transplante sem intercorrências, diz médico 

O urologista Claudio Borges, que faz parte da equipe de transplante renal da Rede Meridional e que também realizou a cirurgia do prefeito de Cariacica, informou que o procedimento foi um sucesso. “Realizamos um transplante com doador vivo que aconteceu sem intercorrências. O doador foi o irmão, que teve alta dois dias após a operação e Euclério, 10 dias após. O novo rim funcionou dentro do esperado, e o prefeito e seu irmão estão muito bem”, explicou o especialista.

Ainda segundo ele, após a alta, em casa, o paciente precisa ter os cuidados habituais pós-operatórios, com repouso de atividades físicas intensas. Ainda precisa manter vigilância, através do acompanhamento com consultas periódicas com as equipes de urologia e de nefrologia, com os retornos programados. De acordo com o médico, todos esses cuidados contribuem para o completo sucesso de todo procedimento de transplante.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais