ASSINE

Aliado de Euclério desponta para comandar Câmara de Cariacica

Nos bastidores, o nome de Lelo Couto (DEM) é dado como certo. César Lucas (PV), atual presidente, desistiu de tentar a reeleição e fala em ocupar cargo no governo Casagrande

Vitória
Publicado em 28/12/2020 às 18h20
Atualizado em 29/12/2020 às 12h36
Lelo Coimbra (SEM
Lelo Couto (DEM) e César Lucas (PV), vereadores reeleitos em Cariacica. Crédito: Facebook Lelo Couto/Câmara de Cariacica

A base aliada do prefeito eleito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), parece ter chegado a um consenso para a formação da chapa que vai presidir a Câmara Municipal pelos próximos dois anos. O vereador reeleito Lelo Couto (DEM) é dado como certo para ocupar a cadeira de presidente da Casa que, desde 2015, pertence a César Lucas (PV). O parlamentar chegou a se movimentar para viabilizar a reeleição, mas desistiu de concorrer e afirma que pode ocupar um cargo no governo estadual a partir do ano que vem.

A configuração da Câmara de Cariacica a partir de 2021 é de pouca renovação. Dos 19 atuais vereadores, 11 se reelegeram. A maioria é da base de Euclério. . Por isso, uma chapa de consenso já era esperada nos bastidores e pelo próprio prefeito eleito, que disse para A Gazeta que esperava uma eleição de chapa única. 

Lelo confirmou para a reportagem o interesse de presidir a Casa e afirmou ter o apoio do prefeito eleito, bem como de toda sua base no Legislativo. Além dele, também eram cotados para a disputa o vereador mais votado do último pleito, Edgar dos Esportes (PSL), Cleidimar Alemão (PROS) e Renato Machado (Avante). Todos, no entanto, admitiram que estariam dispostos a retirar o nome da disputa em busca de um consenso.

Edson Nogueira (Podemos), aliado do deputado estadual Marcelo Santos (Podemos) – principal articulador político da candidatura de Euclério – também foi citado como um dos possíveis nomes, mas negou qualquer intenção de concorrer.

Para alcançar o objetivo da chapa única, faltava apenas a desistência de César Lucas (PV), que até a última quarta-feira (23) não tinha um posicionamento definitivo. Entre os parlamentares, a conversa era que o atual presidente da Casa queria se reeleger, mas encontrava resistência por parte dos vereadores que defendiam uma "renovação".

Filiado ao PV, o parlamentar não apoiou a candidatura de Euclério na eleição. Ele esteve com o PSB e o PDT no primeiro turno. Já no segundo, seu partido declarou apoio à petista Célia Tavares, que foi derrotada. 

O atual presidente decidiu, no final da semana, que não vai concorrer. Ele pode estar, na verdade, de saída do Legislativo. Por telefone, o parlamentar afirmou à reportagem que foi procurado pelo governo estadual para ocupar um cargo, mas não quis revelar em qual área seria. "Isso ainda é segredo. Eu estou pensando, não tomei uma decisão. Devo tomar só no dia da posse", disse.

Renato Casagrande, Jaqueline Moraes e César Lucas
Renato Casagrande, Jaqueline Moraes e César Lucas em evento do PSB. Crédito: Cesar Lucas

César Lucas é formado em administração de empresas e está indo para seu terceiro mandato (eleito em 2012, 2016 e 2020). Na Câmara, é presidente desde 2015. Caso ele deixe a Casa, quem assume no lugar será seu 1º suplente do partido, Dione Vitor, que teve 856 votos. 

Enquanto a cabeça da chapa parece já estar decidida, os demais cargos que serão disputados ainda não foram preenchidos. Devem ser alocados nos cargos de 1º e 2º vice-presidentes e 1º, 2º e 3º secretários os parlamentares que abriram mão de concorrer à presidência. De acordo com Edgar dos Esportes, no entanto, o martelo ainda não foi batido sobre quem ficará em qual cargo. 

Atualmente, Edgar e Lelo Couto compõem a Mesa Diretora como 1º e 3º secretários, respectivamente. 

Correção

29 de Dezembro de 2020 às 12:36

A legenda da foto da versão anterior deste texto informava, equivocadamente, que o nome do vereador de Cariacica é Lelo Coimbra. Na verdade, o nome do parlamentar é Lelo Couto. A informação foi corrigida na legenda. 

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.