> >
Polícia prende 15 homicidas na 11ª fase da Operação Caim no ES

Polícia prende 15 homicidas na 11ª fase da Operação Caim no ES

Outras 21 pessoas foram detidas em decorrência de outros crimes, sendo 11 em flagrante; drogas e armas também foram apreendidas em todo o Estado

Publicado em 14 de dezembro de 2020 às 20:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
150 policiais participam
Policiais deflagram 11ª fase da Operação Caim. (Divulgação/ Sesp)

Polícia Civil realizou nesta segunda-feira (14) a 11ª etapa da Operação Caim, que visa combater os índices de homicídio e o tráfico de drogas em todo o Espírito Santo, em parceria com as forças de segurança do Estado. Nesta fase, segundo a polícia, 15 pessoas foram presas por homicídio, todas com mandado de prisão em aberto.

Outras 21 pessoas também foram presas, sendo sete por mandados de prisão por outros crimes, onze em flagrante e três menores apreendidos. Foram cumpridos também 57 mandados de busca e apreensão domiciliares.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, quatro armas foram apreendidas, além de 223 munições. Uma grande quantidade de drogas também foi apreendida: cerca de 25 quilos e 303 buchas de maconha; 3,8 kg e seis papelotes de cocaína; 1,7 kg e 183 pedras de crack. 

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, afirmou que foram realizadas operações no Sul, Norte e Noroeste do Estado, além de toda a Grande Vitória. Segundo ele, o ponto focal desta fase da operação foi no Morro do Macaco, na Capital, onde, segundo Arruda, os criminosos atuam extorquindo a população, chegando a obrigar moradores a guardar drogas e armas em casa.

"Na Grande Vitória, começamos na quinta-feira (10) em Vila Velha, em vários bairros, e em Guarapari, também em vários bairros. Na sexta-feira (11) fizemos o Romão e hoje (14) nos fizemos o Morro do Macaco e no bairro Tabuazeiro e também na Serra. Entendemos que no Morro do Macaco foi a operação mais importante, nós montamos essa operação há algumas semanas, estudando e mapeando a região", disse.

A Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) também participou para auxiliar os agentes na busca por drogas e armas escondidas. Segundo o major da Cioc, Carlos Magno, três cães farejadores participaram da operação nesta segunda-feira (14).

Segundo o major, o trabalho dos cães acontece depois da atuação dos policiais. Ele explicou que por conta da região do Morro do Macaco ter áreas de mata fechada, os criminosos utilizam a vegetação para esconder os materiais ilícitos. Grande parte das drogas, inclusive, foi encontrada em uma caverna de difícil acesso.

Este vídeo pode te interessar

"O Morro do Macaco tem uma extensa área de mata e os criminosos utilizam essa mata para poder esconder entorpecentes e armas e até utilizar como rota de fuga. Os cães policiais adentraram na mata, em trilhas, para tentar localizar armas e drogas. Depois de horas de busca, foi localizada em uma caverna um material escondido. Foram basicamente 30 quilos de entorpecentes encontrados hoje", afirmou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais