Repórter / [email protected]
Publicado em 19 de fevereiro de 2026 às 12:04
Desde o último domingo (15), duas pessoas morreram e seis foram baleadas em ataques nas regiões próximas a Santo André, em Cariacica, no Espírito Santo. Em todos os casos, a dinâmica foi parecida: suspeitos chegaram em motos ou bicicletas e atiraram a esmo. Os mesmos criminosos também feriram um soldado da Polícia Militar, na quarta-feira (18). Afinal, o que está por trás de tanta violência? >
A reportagem de A Gazeta buscou entender o contexto dessa guerra junto ao delegado Eduardo Khaddour, da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica, que investiga os casos. Segundo ele, trata-se de uma briga entre facções rivais reacendida após um criminoso escapar do sistema prisional.>
"Essas ocorrências são decorrentes da rivalidade entre quatro bairros. De um lado, Santo André e São Francisco, que são vinculados ao Terceiro Comando Puro (TCP). Do outro, Santa Bárbara e Campina Grande, vinculados ao Primeiro Comando de Vitória (PCV)", iniciou o delegado.>
Eduardo Khaddour
Delegado da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de CariacicaA cronologia dos ataques
■ Madrugada de domingo (15)
Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas no bairro Santo André. Um dos baleados foi encontrado dentro de um valão. Uma das vítimas contou que os atiradores estavam em duas bicicletas.
■ Manhã de domingo (15)
Duas pessoas foram baleadas entre Campo Grande e Santo André. Dois suspeitos passaram de moto e atiraram contra um homem de 39 anos e outra vítima ainda não identificada.
■ Noite de domingo (15)
Dois homens que estavam na rua foram baleados por suspeitos que passaram em motocicletas no bairro São Francisco: um homem de 38 anos, que estava andando na linha do trem, e outro rapaz, de 36 anos, que estava trabalhando como motoboy em uma lanchonete da área.
■ Tarde de terça-feira (17)
Um homem de 24 anos foi morto a tiros por criminosos que passaram atirando de uma motocicleta vermelha, sem placa, em Santo André.
■ Madrugada de quarta-feira (18)
Um soldado da Polícia Militar foi baleado na coxa durante uma tentativa de abordagem no bairro Campina Grande. Conforme informações apuradas pelos agentes que atenderam a ocorrência, há suspeita de que os criminosos envolvidos no caso tenham ligação com os ataques registrados na região do bairro Santo André desde o último domingo (15).
"Os responsáveis por esses ataques já estão identificados e agora vamos trabalhar nos inquéritos para responsabilizá-los. Sobre a ocorrência com o PM, apesar da apuração não ficar conosco, constatou-se a participação de alguns dos indivíduos de Santa Bárbara", finalizou o delegado. >
>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta