> >
Acidente na Reta da Penha: detidos têm relação com PCV, diz secretário

Acidente na Reta da Penha: detidos têm relação com PCV, diz secretário

Informação foi divulgada pelo secretário Municipal de Segurança Urbana da Capital, Amarílio Boni; facção tem como liderança Fernando Moraes Pimenta, o Marujo

Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 13:45

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Carro ficou batido após perseguição que terminou na Reta da Penha, em Vitória
Carro ficou batido após perseguição que terminou na Reta da Penha, em Vitória. (Tarciane Vasconcelos)

Os dois jovens detidos após perseguição e acidente que terminou com o carro batido em uma calçada na Reta da Penha, em Vitória, no fim da manhã desta quinta-feira (8), têm ligação com o tráfico de drogas, mais precisamente com o Primeiro Comando de Vitória (PCV), organização criminosa que atua no Bairro da Penha e se estende pelo bairro Bonfim, na Capital. A informação foi divulgada pelo secretário de Segurança Urbana do município, Amarílio Boni. A facção tem como liderança Fernando Moraes Pimenta, o Marujo, número um na lista dos mais procurados do Espírito Santo.

Os detidos são: 

  • Yuri de Andrade Bento, de 25 anos, tem mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado
  • Segundo suspeito sem nome identificado, de 23 anos, com três passagens por tráfico de drogas, sem mandado de prisão em aberto

Foram apreendidos celulares e ecstasy com os dois jovens após a perseguição.

Celulares e ecstasy apreendidos com jovens após perseguição em Vitória
Celulares e ecstasy apreendidos com jovens após perseguição em Vitória. (Reprodução | Guarda Municipal)

Em entrevista à repórter Tarciane Vasconcelos, da TV Gazeta, poucos minutos depois do fim da perseguição, o secretário informou que o veículo estava sendo monitorado pela Guarda Municipal e pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). A informação, nas palavras do dele, era de que o carro estava sendo usada por "lideranças do Complexo da Penha".

Aspas de citação

Identificamos que o carro estava sendo usado por lideranças do Complexo da Penha para transitar em Vitória. A partir daí, começamos a monitorar. O que sabemos é que os dois têm relação com a organização criminosa do Marujo

Amarílio Boni
Secretário de Segurança Urbana de Vitória
Aspas de citação

Segundo a Polícia Civil, Marujo é o chefe do tráfico de drogas do Bairro da Penha e Bonfim, na Capital. Ele responde diretamente à cúpula da liderança do Primeiro Comando de Vitória (PCV), facção que comanda a região e se estende a vários bairros – não só na Grande Vitória como no interior do Estado.

Batida aconteceu após perseguição em Vitória

Carro ficou batido após perseguição que terminou na Reta da Penha, em Vitória(Tarciane Vasconcelos)

carro em que estavam dois homens suspeitos foi parar sobre uma calçada na Reta da Penha, em Vitória, no fim da manhã desta quinta-feira (8). Imagens feitas no local mostram o carro ocupando os degraus do prédio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), com a parte da frente batida e ao menos uma das portas aberta. De acordo com a Guarda Municipal, que esteve no atendimento da ocorrência, o carro foi parar na calçada após uma perseguição dos agentes de segurança a suspeitos que estavam dentro do veículo.

A perseguição teria começado na Ponte de Camburi, entre os bairros Jardim da Penha e Praia do Canto. Em determinado momento, quando o motorista do carro saía do bairro Barro Vermelho e entrava na Reta da Penha, fazendo uma curva, ele avançou sobre a calçada e bateu. Os suspeitos ainda tentaram fugir, mas foram detidos e encaminhados à delegacia.

Uma quantidade considerável de óleo saiu do veículo. O Corpo de Bombeiros esteve no local e jogou serragem no chão, descartando o risco de incêndio. Pessoas que trabalham na região onde aconteceu o acidente relataram ter escutado o barulho da batida. Não houve interdição na Reta da Penha no sentido Vila Velha, mas alguns motoristas reduziam a velocidade para ver o que aconteceu no local, gerando lentidão no fluxo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais