> >
Total de 400 kg de óleo já foram retirados de praias no Norte do ES

Total de 400 kg de óleo já foram retirados de praias no Norte do ES

Material representa cerca de 0,01% do que foi recolhido das praias do Nordeste.  Quase tudo o que foi recolhido está contaminado com areia, algas, conchas e terra. Resíduos foram retirados  numa faixa de litoral de cerca de 160 km de três municípios

Publicado em 11 de novembro de 2019 às 21:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Resíduo sendo retirado da Praia de Guriri, em  São Mateus. (Eduardo Dias)

Já foram recolhidos das praias do Norte capixaba um total de 400 quilos de fragmentos de óleo, até a tarde desta segunda-feira (11). O manejo ocorreu durante as atividades de limpeza realizadas nas praias de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares, numa faixa de litoral de cerca de 160 quilômetros.

Total de 400 kg de óleo já foram retirados de praias no Norte do ES -

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) a quantidade recolhida até o momento representa cerca de "0,01% do que foi tirado das praias do Nordeste", informou o órgão ambiental, em nota.

Os primeiros fragmentos de óleo começaram a aparecer no litoral capixaba, na última quinta-feira (08), na praia de Guriri, em São Mateus. A confirmação de que se tratava da mesma substância que atingiu o litoral nordestino foi confirmada na sexta-feira (8), após análise realizada pela Marinha.

De acordo com o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Diego Libardi, a maior parte do material que já foi recolhido está contaminado com areia, algas, conchas e terra. Após a coleta, feita por equipes ambientais e pelas Forças Armadas, o material é armazenado em tambores.

Este vídeo pode te interessar

O destino deles será um aterro na Grande Vitória. "Até agora a quantidade recolhidas é muito pequena, cabe em dois tambores. Ao contrário do Nordeste, não deverá ser encaminhados para cimenteiras. É pouco óleo e está muito contaminado", explicou Libardi.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais