> >
Chuva em Fundão ultrapassou 270mm em 24 horas; veja ranking

Chuva em Fundão ultrapassou 270mm em 24 horas; veja ranking

Boletim estadual considera o período de 24 horas a partir do final da tarde deste domingo (1); Fundão e Vila Velha aparecem no topo da lista

Publicado em 2 de março de 2020 às 18:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Consequências das fortes chuvas em Vila Velha. (Vitor Jubini)

Onze cidades do Espírito Santo acumularam mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), no final da tarde desta segunda-feira (2). Os municípios de Fundão e Vila Velha, na Grande Vitória, aparecem no topo da lista, com 272 mm e 199 mm, respectivamente.

As fortes chuvas, no entanto, foram muito além da Região Metropolitana e atingiram cidades de Norte a Sul do Estado. Em muitas delas, as pessoas sofreram com casas e ruas alagadas. O caso mais grave aconteceu em Cariacica, onde um homem morreu após tentar salvar um amigo que estava ilhado. Por lá, o acumulado chegou a 115 mm.

VEJA O ACUMULADO DE CHUVA DOS 11 MUNICÍPIOS CAPIXABAS:

  • Fundão: 272,6 mm
  • Vila Velha: 199,45
  • Alfredo Chaves: 198,2 mm
  • Anchieta: 183 mm
  • Pancas: 177,42 mm
  • Marilândia: 152,2 mm
  • Cariacica: 115,11 mm
  • Marechal Floriano: 114,2 mm
  • Viana: 113,8 mm
  • São Domingos do Norte: 103,93 mm
  • Santa Leopoldina: 102,1 mm

    *Valores considerando o intervalo entre as 17 horas de domingo (1) e as 17 horas de segunda (2)

COMO É FEITA A MEDIÇÃO?

Cada milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Para ficar mais claro, basta imaginar um quadrado de um metro por um metro, com um litro de água dentro – o volume será exatamente o necessário para que a água atinja a marca de um milímetro. Para medir a quantidade de chuva em cidades grandes, são espalhados diversos equipamentos chamados pluviômetros.

De acordo com a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para considerar o impacto de uma chuva também é necessário analisar o período que ela durou. Isso, porque uma chuva de 100 mm ao longo de um dia inteiro tende a ser menos prejudicial que uma concentrada em apenas 2 horas, por exemplo.

DESABRIGADOS E DESALOJADOS

Também de acordo com o boletim da Defesa Civil, as fortes chuvas dos últimos dias tiraram 457 pessoas das respectivas casas. Ao todo, são 312 desalojados e 145 desabrigados em oito cidades: Fundão, Marechal Floriano, Pancas, Vila Velha, Guarapari, Viana, Alfredo Chaves e Apiacá.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais