> >
Samarco já recebe minério no ES e vai religar usina nos próximos dias

Samarco já recebe minério no ES e vai religar usina nos próximos dias

Empresa afirma que voltará a produzir pelotas até o final do mês. Matéria-prima que voltou a ser extraída em Mariana (MG) no dia 11 chega por mineroduto no Complexo de Ubu

Publicado em 21 de dezembro de 2020 às 21:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Planta de pelotização da Samarco, em Ubu, em Anchieta
Planta de pelotização da Samarco, em Ubu, em Anchieta. (Jefferson Rocio)

Após cinco anos de paralisação, a unidade da Samarco em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, voltou a receber minério de ferro produzido pela empresa em Mariana, Minas Gerais, segundo fontes ligadas ao setor. O processo de beneficiamento ainda passa por ajustes, sendo que a mineradora prevê a religada da usina 4 e retomada da pelotização para os próximos dias.

Por nota, a Samarco informou que continua o processo de comissionamento integrado de suas operações em Minas e no Espírito Santo. "Este processo conta com a reativação de um dos seus três concentradores, da nova planta de filtragem de rejeitos, de um dos seus minerodutos e da usina 4 de pelotização. O reinício das operações está previsto para os próximos dias, quando se inicia o processo de produção de pelotas de minério de ferro, produto da empresa".

As operações da Samarco estavam paralisadas desde novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana. No dia 11 de dezembro, a companhia deu início ao seu processo de retomada operacional religando um dos seus três concentradores de minério e iniciando as atividades da nova planta de filtragem em Mariana.

Fontes do setor explicam que levam cerca de 72 horas para que o minério chegue, por meio do mineroduto, ao Complexo de Ubu. Dessa forma, como a unidade de Germano voltou a operar no início da semana passada, a planta de Anchieta já deve estar recebendo a matéria-prima há cerca de 2 ou 3 dias. 

A Gazeta apurou, no entanto, que a empresa espera chegar um maior volume de minério para poder religar a usina, além da conclusão da fase de testes dos equipamentos. A expectativa é que a usina 4 seja reativada em até uma semana.

Com o religamento da planta, o Complexo de Ubu irá operar com 26% da sua capacidade. De acordo com a Samarco, para a retomada no Complexo de Germano, em Mariana, foram incorporadas novas tecnologias para disposição final de rejeitos, como a cava confinada e o sistema de filtragem de rejeitos para empilhamento a seco.

A retomada das atividades da mineradora é algo aguardado para o crescimento da economia do Espírito Santo. Nesta primeira fase, devem ser produzidas aproximadamente 8 milhões de toneladas de pelotas por ano em Anchieta, injetando cerca de R$ 80 milhões na economia capixaba. De acordo com o cronograma da empresa, a retomada da capacidade total deve ocorrer em 10 anos.

A Samarco, em plena atividade, gerava cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e representava 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo. Com retorno gradual, a estimativa é de que sejam abertos 6 mil postos de trabalho. Isso vai representar 1,7% do PIB capixaba.

Com informações de Geraldo Campos Jr

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais