> >
Saída de Moro aprofunda crise financeira, avaliam economistas

Saída de Moro aprofunda crise financeira, avaliam economistas

Com a insegurança se formando em torno do governo federal, os investimentos estrangeiros deverão se afastar, atrasando uma possível retomada econômica

Publicado em 24 de abril de 2020 às 20:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fala a imprensa sobre seu pedido de demissão do cargo
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fala à imprensa sobre seu pedido de demissão do cargo. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A saída do ex-juiz federal Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública deve aprofundar ainda mais a crise econômica no Brasil, segundo avaliam especialistas da área. Com a insegurança se formando em torno do governo federal – há quem defenda que esta crise seja o começo fim do governo Bolsonaro – os investimentos estrangeiros deverão se afastar, aumentando o preço do dólar e atrasando uma possível retomada econômica.

"Saída deixa mercado agitado"

“A saída do Moro, tal como se deu, aprofunda a crise na Economia. Ela coloca mais uma variável desconhecida no cenário nacional. Já havia dúvida sobre quanto tempo durará a pandemia, quão profunda será a recessão, qual o efeito do pacote de medidas anunciado pelo governo, e agora mais essa dúvida.   

Tudo isso deixa o mercado agitado. O dólar sobe, a Bolsa cai e isso descolado dos indicadores internacionais, já que algumas bolsas em outros países já estão se recuperando, mas aqui segue caindo. Já é bastante difícil lidar com a crise sanitária e econômica. O que não precisávamos agora era de uma crise política para se sobrepor às outras duas.”

Gesner Oliveira, professor de economia da FGV e sócio da GO Associados

Gesner Oliveira, professor de economia da FGV e sócio da GO Associados

"Problema institucional gravíssimo"

“Que o presidente é autocrata, que não é democrático já está posto. O problema é que ainda é pouco transparente o jogo político que ele faz. Nos parece que ele esteja conduzindo o governo conforme os interesses do grupo familiar e daqueles que o apoiam – e isso é um problema institucional gravíssimo.  

O impacto disso na economia é esse cenário de instabilidade que tem sido observado ao longo do dia. O mercado, a economia, não se dão bem com dúvida e incerteza. E isso tudo acontece num momento em que a economia nacional já está parada. Certamente, essa instabilidade vai atrasar ainda mais a recessão na economia brasileira e atrasar a possível recuperação."

Arilda Teixeira, economista e professora da Fucape

Arilda Teixeira, economista e professora da Fucape

A Gazeta

"Início do processo de impeachment"

“Essa é uma crise institucional e que pode dar início a um processo de impeachment do presidente. Essa situação cria instabilidade e afasta muitos investidores que poderiam vir de fora do Brasil. Existe a possibilidade de que o país possa deixar de lado as reformas estruturantes que estavam sendo aguardadas, isso porque no cenário atual cria-se certa expectativa sobre a continuidade ou não do ministro da Economia, Paulo Guedes.  

É lamentável que tenhamos que passar por mais este fator de instabilidade, num momento em que o país já passa pelo problema do coronavírus."

Eduardo Araújo, economista

Eduardo Araújo, economista

A Gazeta

"Nervosismo do mercado é reflexo da política"

“O nervosismo que o mercado apresenta hoje é reflexo de uma crise política que está instalada e poderá levar ao afastamento do presidente. Acho que o processo de impeachment do Bolsonaro começou hoje.  

Porém, vejo esses impactos econômicos como temporários caso ele seja, de fato, afastado. Assim que ficar clara a sucessão natural, que deve ser com o general Mourão, a parte econômica deverá começar a se normalizar.”

José Luís Oreiro, economista e professor da Universidade de Brasília

José Luís Oreiro, economista e professor da Universidade de Brasília

A Gazeta

"Economia está se tornando militarizada"

“A economia do Brasil está se tornando uma economia militarizada. Isso não agrada investidores que têm uma percepção mais democrática da sociedade. Isso é triste, porque é um momento em que vamos precisar de investimento internacional para nos reerguer e esses investidores podem se afastar do país.  

A saída do Moro também coloca em questionamento a continuidade do ministro Paulo Guedes, porque ele vem apresentando essa mesma postura divergente que vimos no Moro e no ex-ministro Mandetta.”

Antônio Marcus Machado, economista e professor da UVV

Antônio Marcus Machado, economista e professor da UVV

A Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Caiu um dos pilares do governo

“A gente já vive uma crise de saúde com forte impacto na economia. Agora, vem uma crise política que deve piorar ainda mais a situação. O governo Bolsonaro era formado por dois pilares: Moro e Guedes. Como um dos pilares caiu, precisamos esperar para ver se o segundo pilar também vai ser afetado.  

Outra questão importante é que o presidente não tem boa relação com o Congresso e, nesse momento, o Congresso será muito importante para definir uma saída para a nossa economia. Todas essas questões contribuem ainda mais para a incerteza econômica e política pela qual estamos passando.”

Marcel Balassiano, pesquisador da área de Economia Aplicada do FGV IBRE

Marcel Balassiano, pesquisador da área de Economia Aplicada do FGV IBRE

A Gazeta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais