Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Comércio

Revolução do consumo no ES: conheça quatro tendências para o varejo

Especialista em inovação, André Magno destaca que, pela alta conectividade e por ser potência logística, o Espírito Santo está preparado para adotar novas tecnologias

Publicado em 03 de Março de 2026 às 19:57

Leticia Orlandi

Publicado em 

03 mar 2026 às 19:57
André Magno falando sobre as tendências para o varejo
André Magno participou do encontro Inovações e Tendências do Varejo Crédito: Leticia Orlandi
Com o ambiente digital influenciando cada vez mais e sendo meio de grande parte das compras, a tecnologia tem deixado de ser uma camada extra ou mais um canal de vendas para se transformar no eixo central dos negócios no varejo moderno.
Essa é a avaliação de André Magno, estrategista de inovação e representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) na Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação e Inovação da CNC, ao analisar as tendências globais e seus reflexos no mercado brasileiro e capixaba.
Com informações do maior evento do varejo mundial, realizado em janeiro em Nova York (EUA), o NRF Retail Big Show, Magno detalhou as transformações que estão redefinindo o setor durante o encontro Inovações e Tendências do Varejo. O evento, realizado nesta terça-feira (3) pelo Sistema Fecomércio - Sesc e Senac, também contou com palestras do professor e cientista político Heni Ozi Cukier, conhecido como HOC, e do coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza.
O especialista apontou que a revolução do consumo está sustentada por quatro novos pilares. Entre eles, estão o comércio baseado em vendas conversacionais via inteligência artificial (IA), a transformação da loja física em palco de experiências humanizadas, o ecossistema de comunidade focado em criar advogados orgânicos para a marca e a logística em tempo real impulsionada pela "invasão asiática", com produção sob demanda e estoque zero.
Revolução do consumo no ES: conheça quatro tendências para o varejo
Para o especialista, essas transformações encontram no Espírito Santo um terreno fértil devido à alta conectividade da população (99% com smartphones) e à forte posição do Estado como o quarto maior polo de crescimento logístico do país. Ele destacou ainda que esse novo momento exige que as empresas priorizem a organização de dados e a redução total de fricções na jornada do cliente.

Os quatro pilares do futuro do varejo

  • Comércio com ajuda de agente de IA: O primeiro pilar destacado pelo especialista marca a transição da busca tradicional para a venda conversacional. No modelo anterior, o consumidor utilizava o Google (SEO) para encontrar produtos em listas. Agora, a tendência é o GIO (Generative Information Optimization), em que o usuário conversa com uma Inteligência Artificial (IA) — como o ChatGPT ou Gemini — que propõe o melhor produto dentro de um contexto específico ou pedido do usuário. Assim, a venda ocorre dentro da conversa com a IA e não mais na busca no navegador. Nesse caso, André Magno destaca a potencialidade do WhatsApp, muito usado por brasileiros. Ele disse que, no Brasil, há casos de mecanismo conversacional que chega a ter 10% de conversão, contra apenas 1,5% da média do comércio eletrônico tradicional.

  • Humanização das lojas físicas: Nesse contexto, a loja acaba tendo o papel de palco, transformando-se em ambiente focado em experiência, onde o usuário pode experimentar os produtos muitas vezes vistos pela internet. A tecnologia continua presente, mas em caráter invisível, quando vendedores usam IA e ferramentas virtuais que podem até sugerir o que oferecer para o cliente. Nesse ambiente, o funcionário se torna um especialista e não apenas um vendedor. Um exemplo citado por André Magno foi a loja dos Estados Unidos Dick's Sporting Goods, que cria espaços de 10.000 m² com pistas de corrida e paredes de escalada para teste de produtos, tudo monitorado por IA para predição de demanda e logística.
  • Ecossistema de comunidade: A comunidade passa a ser o novo funil de vendas, visto que o varejo não é mais sobre o que a empresa vende, mas sobre quem reúne. Nesse modelo, a marca não controla a comunidade, mas organiza o encontro. Em vez de propagandas invasivas, as marcas fomentam comunidades com interesses afins. Um caso de destaque citado foi o da rede de livrarias Barnes & Noble, que deu autonomia para que gerentes locais definissem seus estoques com base no que as comunidades regionais estão discutindo no TikTok, reduzindo devoluções de 30% para apenas 7%.
  • Logística em Tempo Real e a "Invasão Asiática": O quarto pilar foca no modelo C2M (Customer to Manufacturer, ou consumidor para fabricante), popularizado por gigantes chinesas. O objetivo é o estoque zero, em que a produção é instantânea e baseada em demanda preditiva. Na China, peças de vestuário podem ser fabricadas e entregues em poucos dias, eliminando o custo de armazenamento de produtos que não vendem.

Situação do ES

André Magno destaca que o Espírito Santo possui números robustos que favorecem a adoção dessas tecnologias:
  • Conectividade: 91,5% dos lares capixabas têm acesso à internet e quase 99% da população possui smartphones.
  • Vendas Online: Entre 15% e 18% do faturamento do varejo local já é on-line, acompanhando a média nacional.
  • Potência Logística: Em 2025, o Estado ocupou o 4º lugar em crescimento logístico no Brasil, consolidando-se como um hub de movimentação de mercadorias.
Para não ficar para trás, André Magno sugere que as empresas assegurem a qualidade de seus dados (catálogos corretos para que a IA possa encontrá-los), invistam em vendas pelo WhatsApp e transformem seus funcionários em influenciadores da própria marca. "Crie um box de inovação. Teste de forma barata e com menor risco", conclui o especialista.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Suspeito tinha mandado de prisão em aberto por homicídio e reagiu à abordagem, segundo a PM
Jovem morre em confronto com a PM durante cumprimento de mandado de prisão em Jaguaré
Imagem de destaque
Após alerta de tsunami, Japão adverte para novos terremotos de grande magnitude nos próximos dias
Turistas ficaram em topo do morro
Operação policial no Rio deixa turistas 'ilhados' no Morro Dois Irmãos

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados