Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 19:51
O Procon Estadual notificou a Vivo a prestar esclarecimentos pela suspensão temporária dos serviços na tarde desta quinta-feira (17). Usuários da operadora no Espírito Santo ficaram sem telefonia móvel, 3G, 4G e banda larga por horas. Ainda segundo o órgão de defesa do consumidor, quem ficou sem o serviço tem direito a desconto proporcional na conta.>
O caladão da Vivo teve início por volta das 12h20, de acordo com dados do site Downdetector, especializado em monitorar a prestação do serviços de telecomunicações. O problema repercutiu nas redes sociais com queixas e memes. A rede começou a voltar para parte dos usuários por volta das 16 horas.>
Segundo a operadora, o motivo foi o rompimento de cabos ópticos no Estado. A Vivo também afirma que a situação se normalizou às 15h45. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que foi comunicada da perda de sinal no Estado, mas que o rompimento já foi solucionado e o serviço restabelecido.>
De acordo com o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, além de notificar a operadora para prestar esclarecimentos, o consumidor também pode reclamar nos órgãos de proteção e defesa do consumidor e na Anatel as falhas na cobertura de serviços da sua operadora de telefonia móvel ou dificuldade com a conexão de internet.>
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Segundo Athayde, é importante informar o dia e horário que percebeu a interrupção do serviço e o tempo em que ficou sem acesso ao serviço, além de informar os dados pessoais e da sua linha telefônica. Isso é importante já que, nesses casos, o cliente tem direito ao desconto proporcional ao tempo que ficou sem o serviço.>
Rogério Athayde
Diretor-presidente do Procon-ESAinda de acordo com o Procon, se a empresa não apresentar uma solução para o caso, o consumidor poderá formalizar a reclamação pelo App Procon-ES (Android), no site do Procon Estadual ou presencialmente na sede do Faça Fácil Cariacica, mediante agendamento realizado no site www.facafacil.es.gov.br.>
Rompimento de cabos
PRIMEIRA NOTA DA OPERADORA
"A Vivo informa que alguns clientes do Espírito Santo podem encontrar dificuldades ao utilizar os serviços de voz de dados das redes móvel e fixa, devido a rompimentos de cabos óticos que atendem a região. Equipes técnicas já atuam para solucionar o problema e normalizar o serviço no menor prazo possível."
SEGUNDA NOTA DA OPERADORA
"A Vivo informa que já estão normalizados, desde às 15h45, os serviços de voz de dados das redes móvel e fixa no Espírito Santo. O problema ocorreu devido a rompimentos em cabos óticos que atendem a região. Assim que detectado o problema, equipes técnicas foram acionadas para garantir a normalização no menor tempo possível."
O que diz a Vivo
Situação resolvida
"A prestadora Telefônica (Vivo) comunicou a ocorrência de rompimento de fibra óptica e perda de sinal em enlace no ES impactando os serviços fixos e móveis prestados pela empresa no estado. O rompimento já foi solucionado e o serviço já foi restabelecido.
A Anatel terá mais detalhes assim que a prestadora realizar a comunicação sistêmica da interrupção do serviço.
A prestadora deve comunicar as interrupções de serviço aos seus assinantes por meio do seu site na internet (link abaixo) e também disponibilizar informações em sua central de atendimento telefônico: https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/mais-ajuda/consultas/consulta-de-interrupcao-de-servicos"
O que diz a Anatel
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