Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 14:30
Um rompimento de cabos ópticos da operadora Vivo deixou mais de 2,9 milhões de usuários móvel e outros 172 mil clientes de internet banda larga sem conseguir fazer ligações ou ter acesso à internet no Espírito Santo. O serviço começou a voltar para parte dos usuários por volta das 16 horas.>
O caladão teve início na tarde desta quinta-feira (17), por volta das 12h20, como mostra o site Downdetector, especializado em monitorar a prestação do serviços de telecomunicações. O problema repercutiu nas redes sociais com queixas e memes. >
Segundo a Vivo, por nota, a situação se normalizou às 15h45. Apesar disso, alguns clientes continuam tendo dificuldades para fazer ligações ou conexão com a internet. No início da noite desta quinta, o Procon Estadual informou que notificou a Vivo a prestar esclarecimentos sobre o caso.>
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também informou que foi comunicada pela Vivo da perda de sinal no Estado, impactando os serviços fixos e móveis prestados, mas que o rompimento já foi solucionado e o serviço restabelecido.>
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Pela sua conta no Twitter, no entanto, a Vivo chegou a dizer para um cliente a regularização estava prevista para até 20h45. Veja abaixo.>
De acordo com dados da Anatel, a Vivo detêm 71,1% do mercado de telefonia móvel em território capixaba. Já na banda larga, ela atende a 27,3% dos 632 mil consumidores, totalizando 172 mil usuários.>
A agência afirma que terá mais detalhes assim que a prestadora realizar a comunicação da interrupção do serviço. A Anatel também ressalta que todas as operadoras são obrigadas a informar, em seu site e por central de atendimento, quando há interrupção de serviço. >
Por todo o Estado, não faltaram reclamações sobre a falta de sinal de telefonia móvel e de internet 3G e 4G da Vivo. Nas redes sociais, inclusive da operadora, os usuários se queixam de mensagens como "chamadas normais restritas pelo controle de acesso". Também tiveram usuários afirmando que o serviço de fibra ótica, com internet a cabo, também ficou sem funcionar.>
Rompimento de cabos
PRIMEIRA NOTA DA OPERADORA
"A Vivo informa que alguns clientes do Espírito Santo podem encontrar dificuldades ao utilizar os serviços de voz de dados das redes móvel e fixa, devido a rompimentos de cabos óticos que atendem a região. Equipes técnicas já atuam para solucionar o problema e normalizar o serviço no menor prazo possível."
SEGUNDA NOTA DA OPERADORA
"A Vivo informa que já estão normalizados, desde às 15h45, os serviços de voz de dados das redes móvel e fixa no Espírito Santo. O problema ocorreu devido a rompimentos em cabos óticos que atendem a região. Assim que detectado o problema, equipes técnicas foram acionadas para garantir a normalização no menor tempo possível."
Outro lado
Segundo o site Downdetector, pessoas relataram problemas com a operadora no Espírito Santo nas cidades de Serra, Vitória, Vila Velha, Linhares, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Guarapari.>
Na Capital, as reclamações de caladão vêm de consumidores de Jardim Camburi, do Centro, Jardim da Penha, Bairro República, Praia do Canto, Santa Lúcia e Bento Ferreira. Na Serra, há queixas de moradores de Jacaraípe e de Laranjeiras. Em Vila Velha, as queixas são de consumidores da Praia da Costa, Itaparica, Itapuã e Prainha.>
Em outros Estados, os problemas foram detectados em cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e até Bahia, como em Teixeira de Freitas. Das queixas, 62% são de falhas na internet e 36% de ligações.>
O apagão da Vivo vem repercutindo nas redes sociais e não são apenas consumidores querendo saber o que aconteceu, mas fazendo graça com o problema. Alguns deles acharam até que o celular estava com problema no chip.>
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