Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 19:37
O caladão da Vivo que deixou mais de 2,9 milhões de usuários móvel e outros 172 mil clientes de internet banda larga sem os serviços no Espírito Santo nesta quinta-feira (17) repercutiu e muito nas redes sociais. Além de questionamentos a operadora sobre o que estava acontecendo, os consumidores também fizeram piadas e memes com o problema.>
Alguns acharam até que o celular estava com defeito no chip. Outros tiveram que procurar um sinal de wi-fi aberto na rua para conseguir se comunicar. Também teve quem aproveitou o "tempo livre" para terminar de ler um livro que estava enrolando.>
Segundo a operadora, o motivo foi o rompimento de cabos ópticos no Estado que afetou os serviços de telefonia móvel, fixa e banda larga. A rede começou a voltar para parte dos usuários por volta das 16 horas. >
O caladão teve início na tarde desta quinta-feira (17), por volta das 12h20, como mostrou o site Downdetector, especializado em monitorar a prestação do serviços de telecomunicações.>
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Segundo a Vivo, por nota, a situação se normalizou às 15h45. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também informou que foi comunicada da perda de sinal no Estado, mas que o rompimento já foi solucionado e o serviço restabelecido.>
Apesar disso, alguns clientes continuam relatando dificuldades para fazer ligações ou estabelecer conexão com a internet. Pela sua conta no Twitter, a Vivo chegou a dizer para um cliente que a regularização estava prevista para até 20h45. >
De acordo com dados do site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Vivo detêm 71,1% do mercado de telefonia móvel em território capixaba. Já na banda larga, ela atende a 27,3% dos 632 mil consumidores, totalizando 172 mil usuários.>
Rompimento de cabos
PRIMEIRA NOTA DA OPERADORA
"A Vivo informa que alguns clientes do Espírito Santo podem encontrar dificuldades ao utilizar os serviços de voz de dados das redes móvel e fixa, devido a rompimentos de cabos óticos que atendem a região. Equipes técnicas já atuam para solucionar o problema e normalizar o serviço no menor prazo possível."
SEGUNDA NOTA DA OPERADORA
"A Vivo informa que já estão normalizados, desde às 15h45, os serviços de voz de dados das redes móvel e fixa no Espírito Santo. O problema ocorreu devido a rompimentos em cabos óticos que atendem a região. Assim que detectado o problema, equipes técnicas foram acionadas para garantir a normalização no menor tempo possível."
Resposta da Vivo
Situação resolvida
"A prestadora Telefônica (Vivo) comunicou a ocorrência de rompimento de fibra óptica e perda de sinal em enlace no ES impactando os serviços fixos e móveis prestados pela empresa no estado. O rompimento já foi solucionado e o serviço já foi restabelecido.
A Anatel terá mais detalhes assim que a prestadora realizar a comunicação sistêmica da interrupção do serviço.
A prestadora deve comunicar as interrupções de serviço aos seus assinantes por meio do seu site na internet (link abaixo) e também disponibilizar informações em sua central de atendimento telefônico: https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/mais-ajuda/consultas/consulta-de-interrupcao-de-servicos"
Resposta da Anatel
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