> >
Greve dos petroleiros atinge produção da P-58, no litoral Sul do ES

Greve dos petroleiros atinge produção da P-58, no litoral Sul do ES

Na manhã desta terça-feira (11), os trabalhadores que iriam embarcar para a troca de turno na plataforma também aderiram à manifestação

Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 12:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Plataforma P-58 está localizada no Parque das Baleias, porção capixaba da Bacia de Campos. (Divulgação/Agência Petrobras)

greve dos petroleiros que acontece em todo o Brasil vai afetar a produção offshore (em mar) de petróleo no Espírito Santo. Isso porque na manhã desta terça-feira (11), os trabalhadores que iriam embarcar para a troca de turno na plataforma P-58 também aderiram à manifestação.

A P-58 atua no Parque das Baleias, porção capixaba da Bacia de Campos. Ela tem capacidade para produzir mais de 120 mil barris de petróleo por dia e armazenar até 4 milhões de m³ de gás natural. De acordo com o coordenador interino do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo, Valmisio Hoffmann, cerca de 160 empregados trabalham na plataforma.

“Não quer dizer que todos os 160 estão parados. O grupo que iria fazer a troca do turno não embarcou e parte dos que estão na P-58 já pediu para desembarcar. Com isso, ficará na plataforma apenas a equipe de contingência, para que não ocorra nenhuma acidente”, explicou Hoffmann.

Além da P-58 - primeira plataforma offshore que foi paralisada no Estado - também há registros de redução de trabalhadores no Terminal Aquaviário de Vitória (Tevit), que recebe combustível no Porto de Tubarão, na Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares, e no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), em Aracruz, que também recebe gás natural.

“No Espírito Santo devemos ser cerca de 500 trabalhadores em greve. Com o TABR e a UTGC paralisados, pode haver problemas no transporte de gás natural”, informou o coordenador interino do Sindipetro.

Na semana passada, o prédio administrativo conhecido como "base 61" da estatal, em São Mateus, a Estação de Tratamento de Fazenda Alegre (EFAL), em Jaguaré, e a própria UTGC, em Linhares, já tinham sentido os impactos do movimento. Outra ação que chamou a atenção na Grande Vitória foi a entrega de vouchers para o abastecimento com desconto.

GREVE ACONTECE EM 13 ESTADOS DO BRASIL

O movimento grevista dos petroleiros já chega a 13 Estados, com adesões em 92 unidades da Petrobras. Já são 40 plataformas, 18 terminais, 11 refinarias e mais outras 20 unidades operacionais e 3 bases administrativas com trabalhadores em greve por todo o país, informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A categoria reivindica a revisão do fechamento da fábrica de fertizantes Fafen no Paraná e o cumprimento de cláusulas de Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) da Petrobras e de suas subsidiárias. Eles também se manifestam contra a política de preços de combustíveis da estatal.

O QUE DIZ A PETROBRAS

Procurada, a Petrobras informou que as unidades estão operando em condições adequadas de segurança, com reforço de equipes de contingência e não há impacto na produção. As entregas de produtos ao mercado também seguem normais. Nas unidades offshore, os grevistas desembarcaram e a operação é feita por empregados próprios treinados que integram as equipes de contingência.

A empresa também já havia informado que a medida foi autorizada pela Justiça, uma vez que a ordem judicial de manter em serviço o mínimo de 90% do efetivo - determinada na semana passada pelo ministro Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) - não vem sendo cumprida pelos sindicatos.

Este vídeo pode te interessar

Em nota, a empresa informou que "considera descabidas as justificativas apresentadas pelos sindicatos, uma vez que todos os compromissos firmados na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho vigente vêm sendo integralmente cumpridos".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais