> >
Com PPPs, despoluição da Baía de Vitória pode ser antecipada para 2027

Com PPPs, despoluição da Baía de Vitória pode ser antecipada para 2027

Previsão é que investimentos no tratamento de esgoto nas cidades da Região Metropolitana sejam acelerados com novos contratos e atinjam meta antes do prazo

Publicado em 17 de junho de 2025 às 17:52

Leilão da Cesan na Bolsa de Valores de São Paulo
Leilão da Cesan foi realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, nesta terça-feira (17) Crédito: Patricia_Alves/B3

Prometida há alguns anos para 2030, a despoluição da Baía de Vitória pode ser antecipada para 2027. A universalização do tratamento de esgoto na capital do Espírito Santo pode avançar a partir da assinatura do contrato de Parceria Público-Privadas (PPPs) leiloado nesta terça-feira (17) na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O certame teve como vencedoras as multinacionais GS Inima e Acciona.

Em São Paulo, após o leilão da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), o governador Renato Casagrande disse que todas as obras da Região Metropolitana já estão contratadas e em execução, o que garante a antecipação da universalização do saneamento para antes de 2030.

Já o presidente da Cesan, Munir Abud, destacou que a limpeza da Baía de Vitória depende diretamente do avanço do saneamento em outras cidades do Estado, especialmente com a universalização dos serviços em Vila Velha e Cariacica.

00:00 / 01:24
Com PPPs, despoluição da Baía de Vitória pode ser antecipada para 2027

“Avanços como esses já estão contratados, inclusive com pleito de antecipação realizado por nós às empresas responsáveis pelas PPPs, em especial Cariacica e Vila Velha. Então, a ideia é conseguir antecipar esse prazo de 2030 com a universalização do saneamento na Região Metropolitana de 2026 a 2027”, afirma Abud.

O presidente da Cesan explica que, além dos investimentos, um programa lançado em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), visando combater as ligações irregulares de esgoto, é fundamental para que o ponto de equilíbrio da limpeza da Baía seja alcançado em 2027.

“Com o programa que inauguramos agora com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, que objetiva combater ligações irregulares, devemos atingir o ponto de equilíbrio que possa gerar a limpeza da Baía de Vitória em 2027. Já vamos ter uma realidade muito próxima para que isso se transforme em um projeto sólido com resultados da população”, garante Munir Abud.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais