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Publicado em 16 de junho de 2025 às 13:02
Com obras previstas para começar em 2028, o ramal Anchieta da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) engloba em seu projeto a construção de um trecho de 99,3 quilômetros para conectar Santa Leopoldina a Anchieta, cruzando seis municípios capixabas.>
Esse projeto, obtido com exclusividade por A Gazeta, é o primeiro passo para a concretização de uma nova ligação ferroviária entre o Espírito Santo e Rio de Janeiro, pois, a partir de Anchieta, será construída a EF 118, que tem leilão previsto para ocorrer até o final do ano e envolve também uma série de números que mostram a grandiosidade da estrutura. >
É estimado um investimento de R$ 7,43 bilhões pela Vale, que será responsável pela execução das obras, que devem gerar 5 mil empregos e vão durar 50 meses. Túnel e pontes ferroviárias e rodoviárias também serão construídos para passagem do ramal ferroviário. Confira abaixo mais números do projeto ramal Anchieta da Vitória a Minas.>
As informações estão no Relatório de Impacto Ambiental apresentado ao Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em abril deste ano. Além do Rima, foram protocolados, segundo o órgão ambiental, o pedido de Licença Prévia e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Segundo o Iema, todos seguem em análise técnica, dentro dos prazos legais. >
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A nova ligação ferroviária tem como objetivo principal melhorar o desempenho e o desenvolvimento regional, ampliando a capacidade e a segurança do transporte, com potencial para escoar até 15 milhões de toneladas de cargas gerais — incluindo grãos, combustível, insumos agrícolas e minério de ferro.>
A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) foi procurada para informar sobre recebimento de projetos do ramal ferroviário. Segundo a ANTT, no âmbito da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer), a última entrega de projeto referente ao Ramal Anchieta — trecho ferroviário entre Cariacica (ES) e o Porto de Ubu, em Anchieta (ES) — foi realizada pela concessionária Vale S.A. em agosto de 2023.>
Após essa entrega, a ANTT informou que consultou o Ministério dos Transportes quanto à manutenção da diretriz de política pública que prevê a execução do ramal como investimento adicional ao contrato da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A partir dessa definição, será possível dar andamento aos trâmites para celebração de um termo aditivo contratual.>
O Ministério dos Transportes também foi procurado, mas não deu retorno até a publicação deste texto. >
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