> >
A Gazeta vai ajudar a tirar dúvidas na declaração do Imposto de Renda

A Gazeta vai ajudar a tirar dúvidas na declaração do Imposto de Renda

Quem tiver dificuldades pode enviar as perguntas por e-mail. As questões serão respondidas por especialistas da  IOB, unidade de negócios da Sage especializada em legislação

Publicado em 28 de fevereiro de 2020 às 14:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Contribuinte acessa o site da Receita Federal para fazer a declaração do Imposto de Renda. (Divulgação)

Nesta segunda-feira (2) terá início o prazo para que os contribuintes de todo o Brasil enviem para a Receita Federal a declaração do Imposto de Renda. No Espírito Santo, segundo a Receita, 585 mil declarações devem ser enviadas - 20 mil a mais do que foi registrado no ano passado.

Mas nem sempre apresentar os documentos do que foi gasto e recebido é simples e muitas dúvidas surgem ao longo do processo. Por isso, A Gazeta, em uma parceria com a IOB, unidade de negócios da Sage especializada em legislação, vai tirar as dúvidas dos contribuintes.

Quem desejar enviar perguntas para um especialista em Imposto de Renda pode mandar um e-mail para [email protected]. As dúvidas serão enviadas para os representantes da Sage e, depois de respondidas, elas serão publicadas em A Gazeta a partir da semana que vem.

De acordo com Daniel Oliveira de Paula, consultor de tributos da IOB, entre as dúvidas mais comuns nesse período estão as que exigem dos contribuintes a identificação dos tipos de rendimentos recebidos.

“São rendimentos tributáveis, rendimentos isentos, tributação exclusiva fonte, etc. A dúvida é como os identificar e declará-los corretamente na declaração”, explicou de Paula.

O consultor de tributos da IOB destacou que o prazo de envio termina às 23h59min59s (horário de Brasília), do dia 30 de abril. “O programa gerador da declaração de ajuste anual IRPF 2020 já está disponível no site da Receita Federal do Brasil. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração incorre em uma multa pelo atraso. A multa tem valor mínimo de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do Imposto sobre a Renda devida” conclui.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais